Um respiro para o transporte da região

O ABC, desde sempre, teve como grande referência a proximidade com a Capital e o fácil acesso à São Paulo o que, por sinal, fez com que a região se tornasse farta fornecedora de mão de obra. Para isso, o sistema de transporte – baseado em trens e ônibus, sempre teve papel primordial.

Exatamente por isso, a região sempre alimentou o sonho de contar com linhas de metrô, sistema considerado modelo por sua agilidade e rapidez para transporte de pessoas, inclusive, entre extremos da cidade de São Paulo. O único empecilho para que isso acontecesse foi, na verdade, o alto custo envolvido, inclusive levando-se em conta as desapropriações.

Esta semana, o governador João Doria apresentou uma solução intermediária que pode, de certa forma, satisfazer esse anseio: o BRT, Bus Rapid Transport, sistema de ônibus de alta capacidade utilizado em diversas capitais brasileiras, como Curitiba, que foi pioneira no mundo e São Paulo, que o utiliza no Expresso Tiradentes. No mundo, países como Reino Unido, Canadá, Suécia e Estados Unidos também contam com modais do sistema.

Embora esteja aquém da expectativa inicial, não deixa de ser uma grande evolução. Sabemos que hoje, os sistemas de transporte público não comportam a demanda e, também com a questão da poluição, da impossibilidade de se expandir e até mesmo da perda de interesse das pessoas (especialmente as mais novas) no transporte individual, é preciso investir em sistemas que reduzam o número de veículos nas ruas. Desta feita, especialmente para moradores de São Bernardo, que é acessível apenas por ônibus, carros e trólebus, será um avanço importantíssimo.

Para Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, o anúncio mais importante ficou em segundo plano, mas vale ser discutido. O Governo do Estado irá iniciar uma série de intervenções de forma a reduzir ao máximo o intervalo entre trens, deixando a velha Linha 10 com padrão elevado, no que foi batizado “metrô de superfície” e aposentando de vez as antigas composições que, embora confortáveis, têm apresentado seguidos problemas por terem superado os 40 anos de vida.

Fica aqui o elogio ao Governo do Estado pela valorização dos trens que, sem sombra de dúvida, são os meios de transporte mais importantes para ambas as cidades. Vamos aguardar que, de fato, as promessas sejam concretizadas. E você, caro leitor do Mais Notícias, poderá acompanhar tudo em nossas páginas e nosso site.

Compartilhe

Comente

Leia também