Que comece a festa!

Tradição foi feita para ser mantida e respeitada, não é mesmo? Por isso, nada melhor do que rever a grande festa de Ribeirão Pires: o Festival do Chocolate, que terá início hoje.

Mais do que os shows de artistas locais, regionais e nacionais, é a consolidação da cidade que todos gostamos de ver: cheia de vida, atrações e com as pessoas de dentro e fora interagindo e participando.

Desde o início, na década passada, até agora, o Festival teve diversos formatos, mas sempre mantendo a sua principal característica: valorizar a autoestima do ribeirãopirense. Afinal de contas, por quantas vezes não nos enchemos de orgulho ao ver, por exemplo, que uma das inúmeras delícias oferecidas na festa ganhou repercussão. Desde o espetinho de morango com chocolate, a iguaria que (meio sem querer é verdade) virou símbolo da edição inicial, até pratos mais elaborados que apareceram nos anos seguintes, não há uma só pessoa da cidade que não tenha uma boa lembrança da festa que nasceu das ideias de pessoas que amam a cidade por intermédio da Agenda 21, planejamento de longo prazo efetuado há alguns anos e que vislumbrava preparar a cidade para o futuro envolvendo, inclusive, o turismo e a gastronomia – planos que ainda estão em curso, diga-se de passagem.

Mais do que celebrar a paixão do habitante de Ribeirão Pires pela cidade, o Festival do Chocolate também fez que com que a cidade ficasse conhecida além das fronteiras. Festival do Chocolate virou um subtítulo para a Pérola da Serra, mostrando seu potencial para o turismo de um dia, em ser uma cidade que possa receber visitantes, especialmente da Região Metropolitana, de braços abertos. Não raro, em interações com pessoas de fora, ouvimos comentários como “a cidade daquela delícia de festa que eu quero conhecer”. Como não nos orgulhar disso?

Pois bem: o Festival do Chocolate hoje é um orgulho, uma das maiores festas de inverno do Brasil, que pode e merece ser replicado. Temos o espaço, o espírito hospitaleiro e as pessoas, porque não torná-lo carro-chefe de uma espécie de circuito de festas. Poderíamos ter edições de Verão, Outono e Primavera por exemplo, usando até mesmo outros espaços, como o antigo Camping Municipal que está sendo revitalizado e deve ser reinaugurado nos próximos meses.

Fato é que em sua 13ª Edição, o Festival do Chocolate é um adolescente com muita vida pela frente e que ainda tem muito a crescer. Quem sabe não chega aos 15 anos com uma grande festa de debutante ou até mesmo uma grande atração internacional?

Vamos todos aproveitar as delícias e atrações de mais uma festa! Longa vida ao Festival do Chocolate!

Compartilhe

Comente

Leia também