Bancos, os grandes trapaceiros do Brasil

Nove entre dez brasileiros adultos certamente já tiveram problemas com os bancos, tão necessários quanto nocivos em nosso dia a dia.

Seja para comprar um carro, uma casa, ou simplesmente parcelar um calçado, todos, em maior ou menor grau, temos que nos relacionar com essas instituições que vivem de “vender” dinheiro. Por essa venda, considere-se emprestar valores e cobrar juros até a conclusão de sua devolução integral.

Esses juros, por sinal, são “justos” (via de regra) apenas para as próprias instituições bancárias, já que os tomadores – sem muita opção – acabam por complicar as próprias vidas financeiras (e pessoais) por culpa dos malfadados juros compostos – algo que (infelizmente) acontece com relativa facilidade.

Os de memória mais privilegiada devem se lembrar que há muitos anos os bancos alegam que mudanças legais poderiam fazer com que os juros baixassem. Com apoio do poderoso lobby que eles detêm, foram feitas as tais alterações, sendo que uma das mais notórias é justamente a permissão da cobrança de juros sobre juros, os já citados juros compostos, a “mágica matemática” que faz um débito de R$ 10 mil a taxa de 9% ao mês – considerada até baixa para a média de mercado – se transformar em inimagináveis R$ 212.512,25 em 3 anos. Mas a trapaça prevaleceu e a queda nas taxas virou lenda, como bem sabemos. Aliás, o inverso não se aplica. Ou alguém conhece algum investimento que pague essa taxa?

Mesmo a desculpa de que os altos juros se devem à “alta taxa de calote” não se sustenta. A inadimplência total de crédito superior a 90 dias está, segundo o Banco Central em 2,9% que, mesmo sendo o dobro da taxa dos Estados Unidos (1,6%) é um índice dentro do razoável.

Como resultado, temos uma espécie de agiotagem legalizada praticada por instituições financeiras que, ano após ano, batem recordes de lucros mesmo com nossa economia estando, a rigor, estagnada, como comprova o alto número de desempregados e de empresas à beira da falência.

É mais do que urgente uma reforma ampla e, porque não, um limite legal às taxas de juros cobrada pelos bancos, tendo em vista que o “livre mercado” se pauta, na realidade, pelo lucro. O que não se pode é deixar que nosso país ostente o título de segundo maior “spread” (diferença entre o que o banco paga para ter dinheiro e o que cobra para emprestar) do mundo, atrás apenas de Madagascar. Um pouco mais de honestidade faria bem a todos e para o crescimento do país.

Compartilhe

Comente

Leia também