Tempo de amarelo gera reclamações sobre semáforo na Humberto de Campos

Local conta com radar instalado, aumentando as queixas

Local conta com radar instalado, aumentando as queixas

O Jornal Mais Notícias recebeu, esta semana, questionamentos de motoristas e despachantes da região a respeito do semáforo instalado na Avenida Humberto de Campos, na esquina com a Avenida Rotary, no Jardim Mirante.

No local, sentido Mauá, há um radar instalado que, consequentemente, autua motoristas que porventura avancem o sinal vermelho. Alguns deles nos questionaram sobre o fato, ressaltando que o tempo de amarelo é muito breve, o que poderia inclusive causar acidentes (e multas).

Mauro Fernandes, da Auto Escola Pérola, nos informou que o tempo de amarelo estaria cerca de um segundo aquém do permitido: “pela legislação, teria que ser ao menos de quatro segundos, mas no local o amarelo fica aceso por menos de três, o que pode inclusive colocar a segurança dos motoristas em risco”.

De fato, a Resolução 483/2014, no item 6.7.1, determina que “em vias com velocidade máxima regulamentada igual a 50 ou 60 km/h (caso da Humberto de Campos), o tempo de amarelo não deve ser inferior a 4 segundos”. Entretanto, vale ressaltar, há uma equação que determina o tempo ideal considerando fatores como distância para o semáforo e inclinação da via, entre outros – sempre acima, claro, do tempo mínimo.

A reportagem do jornal Mais Notícias entrou em contato com a Secretaria de Trânsito via assessoria mas, até o fechamento desta edição, não obteve retorno. Continuaremos acompanhando o caso.

Compartilhe

Comente

Leia também