Ribeirão Pires é um ‘museu a céu aberto’

A Estância Turística de Ribeirão Pires tornou-se um verdadeiro museu de arte contemporânea. Com esculturas espalhadas por diversos pontos da cidade, o município agregou vários monumentos em sua lista de atrações turísticas.  As peças do “Museu a Céu Aberto”, expostas em praças públicas, na entrada da cidade e ao longo da Avenida Brasil, são obras de arte de alguns artistas de renome internacional, entre eles Maurício Chaer, Ise, Nivaldo Santos, Sarro e Lúcio Bittencourt.

O toureiro é uma das peças mais curiosas

Uma das obras mais conhecidas, o São José de Inox, é a obra-prima do artista plástico e escultor Lúcio Bittencourt, renomado mundialmente com obras espalhadas em países como a França, Portugal e Costa Rica, e apresenta uma visão futurística do padroeiro da cidade. Vitor Vitiello, da Secretaria de Turismo, explica que “a criança na obra de Bittencourt representa a própria cidade, vivendo sob a proteção divina e que está em fase de desenvolvimento”.

Lúcio realiza diversos de seus trabalhos usando sucata de material em aço inoxidável e ferro. Ele usa peças descartadas por empresas e utiliza-as sem transformá-las e respeitando sua forma original.

Além das esculturas de lata, outros objetos passaram a decorar a Praça Central. Esta nova exposição é obra do artista Maurício Chaer. Ao todo são cinco peças de concreto que demoraram dois anos para ficar prontas. Quanto ao formato um tanto quanto inusitado da obra, o criador explica a fonte da inspiração: “Trabalho no mesmo ateliê desde 1979 e tenho um universo particular, o da arte, e é nesse ambiente que nasce a inspiração”.

A cidade ainda conta com outros monumentos. Na entrada e saída da cidade foi construído pórtico nos moldes da nova arquitetura dos prédios públicos, garantindo melhor identidade visual de Ribeirão Pires. A Praça Central, a Vila do Doce e o Parque Municipal Milton Marinho de Moraes são pontos públicos de constante utilização dos munícipes.

O Rotary possui um monumento em uma das entradas da cidade

Até mesmo a Maçonaria possui um marco na cidade. A praça situada na esquina da Avenida Santo André com a Rua Olímpia Cata Preta, no Centro Alto, abriga um monumento composto por uma pirâmide e três obeliscos com as inscrições: “Igualdade, Fraternidade e Liberdade”, mote da ordem maçônica e da Revolução Francesa. A praça onde ele está exposto passa por uma revitalização, mas a obra continuará no mesmo lugar.

Agora, Ribeirão Pires pretende adquirir mais peças para o acervo público. A Prefeitura informa que “a SEJEL (Secretaria de Juventude, Esporte, Lazer, Cultura e Turismo) ainda estuda a possibilidade de colocar outras obras de arte pela cidade, em pontos ainda não definidos”. Com essa ampliação, não importa em que ponto da cidade o cidadão esteja, ele estará constantemente dentro de um museu e poderá se considerar parte da obra.

Ao longo da Avenida Brasil, várias peças estão expostas

Compartilhe

Comente

Leia também