Ribeirão Pires em verso e melodia, por Américo Del Corto

A história, adjetivos e características da cidade de Ribeirão Pires traduzida em verso e melodia. A Pérola da Serra é cantada na Marcha-Hino “Ribeirão Pires” nos mais importantes eventos, e nas escolas por um coro composto de centenas de crianças. O autor da obra é o ilustre ribeirãopirense Américo Del Corto, que tem propriedade para tornar a trajetória da cidade em canto, afinal, são 89 anos na cidade.

Américo Del Corto resume a cidade em seu hino

Antes do hino que todos conhecem, havia outra letra, que falava da grande conquista da cidade: a emancipação. “Quando ficamos emancipados, eu tinha a Escola de Música. Fiz uma letra da emancipação, a melodia e fui às escolas ensinar o hino. Um dia, uma professora me chamou e falou que os alunos dela cantariam a música e me convidou para assistir. Quando cheguei lá, não gostei, porque aquela música não tinha sido feita para criança. Aí pensei: agora vou fazer uma música na altura das vozes das crianças”, conta Américo.

Ele, então, criou nova letra e melodia. Mas quando a obra chegou à Casa de Leis para ser votada e ficar instituída como Hino Oficial do Município, houve um entrave: “Antes da votação, me chamaram dizendo que queriam fazer um concurso para escolher o hino e eu disse que não entraria. Fiz uma música de coração para a minha cidade, com o concurso, viria gente de fora participar, perderia a essência”.

Mas a Câmara forçou o prefeito, na época Valdírio Prisco, a fazer o concurso, porém, antes de acatar o pedido dos vereadores, o Chefe do Executivo tomou uma medida de antemão. “Ele (Valdírio Prisco) se saiu muito bem: mandou um emissário em todas as cidades vizinhas para saber qual Prefeitura tinha hino vindo de um concurso. Ficou constatado que nenhum município vizinho tinha hino saído de um concurso, e sim, uma música dotada de um compositor local. E isso Ribeirão Pires tinha, que era de Américo Del Corto. Aí não teve jeito”, relembra.

Em 21 de dezembro de 1988, a Prefeitura promulgou a Lei nº 3.137, que instituiu como Hino Oficial do Município de Ribeirão Pires, a Marcha-Hino “Ribeirão Pires”. A execução da canção ficou a cargo do Coral da Igreja de Sant’Anna.

Compartilhe

Comente

Leia também