Prioridade na mesma medida

Em novembro do ano passado, os vereadores de Ribeirão Pires aprovaram projeto de lei que incluía na então Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), as áreas de Cultura (que estava sob responsabilidade da Secretaria de Educação) e Turismo (pertencente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda), o que deu ao secretário da SEJEL, Luiz Gustavo Pinheiro Volpi, o Guto, a fama de supersecretário.

Com isso, ele passou a ter nas mãos a responsabilidade de administrar três importantes setores da cidade: o turístico, já que o município é uma Estância Turística, tornando-se necessário o investimento constante nessa questão para que se faça jus ao título; e os relacionados às atividades esportivas e culturais, que contribuem na formação de crianças e jovens e na qualidade de vida de toda a população.

Uma área juntada à outra e mais outra resultou na divisão dos recursos – o Orçamento da Secretaria prevê cerca de R$ 10 milhões -, porém, não será de forma igualitária. O gestor da Pasta pretende dar prioridade nos pontos que, segundo ele, “têm trazido ótimos resultados para a cidade”: a Cultura e o Turismo.

Apesar das novas preocupações da Secretaria, o Esporte não deve ser tido como menos prioritário. Todos sabem o quanto o esporte ajuda a recuperar vidas que, excluídas da sociedade – quando o assunto é nível financeiro -, estão a um passo de se perderem nas drogas e/ou na criminalidade. A SEJEL já tem dado essa valorosa contribuição. Alguns exemplos são os diversos cursos esportivos gratuitos, a execução do maior evento de futebol infantil da cidade: a Copa SEJEL de Futebol de Menores, um incentivo à prática esportiva no meio estudantil e a socialização entre os participantes, promovendo a inclusão de jovens de famílias de baixa renda, e a descentralização do projeto “Verão em Ribeirão”, que dá a oportunidade de diversão a quem não tem condições de se deslocar até o centro. Essas ações são ótimas, mas o fortalecimento delas e novas iniciativas que contribuem em uma socialização que só o esporte dá serão sempre bem-vindas.

Se a quantia de dinheiro destinada a cada área não pode ser a mesma, que seja na mesma medida a atenção dada a cada atribuição, pois para uma juventude saudável, todos os âmbitos administrados por Guto se complementam e são grandes aliados e o esporte, assim com a cultura e o turismo também pode trazer ótimos resultados para a cidade. Talentos o município tem de sobra, mas para colher os louros, também é preciso ser assunto de prioridade.

Compartilhe

Comente

Leia também