Pesquisa aponta que pedestres são as maiores vítimas do trânsito em SP

Uma pesquisa divulgada no último dia 20 pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) revelou que o trânsito de São Paulo vitimou 1.357 pessoas no ano passado. Os acidentes ocorrem quase sempre nas mesmas situações: no fim de semana, de noite e com motoristas alcoolizados.

Segundo levantamento da CET, o trânsito vitimou 630 pedestres em 2010O levantamento constatou que as maiores vítimas são os pedestres: foram 630 mortos em 2010 só na capital paulista, segundo dados da Secretaria Municipal de Transportes. Em seguida vem os motociclistas, com 478 vítimas. A maior parte dos acidentes aconteceu especialmente na noite de sábado e madrugada de sábado para domingo.

A Secretaria de Transportes de São Paulo afirma que tem investido em câmeras de monitoramento de trânsito, placas de sinalização e faixas de pedestre, além de diminuir e padronizar a velocidade em ruas e avenidas importantes, movimentadas e onde os acidentes fatais não são raros. No Corredor Norte- Sul, por exemplo, o limite de velocidade foi reduzido de 80 para 70 km por hora.

Na capital paulista, as marginais Tietê e Pinheiros são as que concentram o maior número de acidentes de trânsito com mortes. Já no Centro da cidade é onde acontece a maior parte dos atropelamentos com mortes.

Mortes de motociclistas crescem 11,7% em SP

A quantidade de motociclistas mortos no trânsito de São Paulo aumentou 11,7% no ano passado (foram 478), interrompendo tendência de queda dos períodos anteriores.

A alta no número de motociclistas mortos fez esse índice voltar exatamente ao mesmo patamar de três anos atrás

A alta no número de motociclistas mortos fez esse índice voltar exatamente ao mesmo patamar de três anos atrás – quando se atingiu o maior pico de vítimas fatais. E isso em um ano em que a prefeitura de São Paulo implementou medidas de impacto para esses veículos, como a inauguração da motofaixa da Rua Vergueiro e a proibição de motos na pista expressa da Marginal do Tietê.

“É preciso estimular o compartilhamento da via pública. A criação da motofaixa e a proibição na Marginal aumentam a hostilidade e a segregação entre motoristas de automóveis e motociclistas”, diz o presidente da Associação Brasileira de Motociclistas (Abram), Lucas Pimentel.

O Relatório de Acidentes de Trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostra que 41,8% das colisões com mortes envolvem motos e carro. Na sequência (14,9%) aparecem motos e ônibus.

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