O trânsito mata! O trânsito aleija!

O trânsito é um problema de cada um de nós, quer estejamos na condição de motorista ou pedestre, pois para realizarmos nossas atividades diárias de trabalho ou lazer dependemos dele.

Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) classificam o Brasil entre os dez países com maior número de acidentes e mortes no trânsito

O Brasil tem um dos trânsitos mais violentos do mundo! Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) classificam o Brasil entre os dez países com maior número de acidentes e mortes no trânsito. São 28 milhões de veículos, 8 milhões de motocicletas e outros tantos milhões de pedestres envolvidos diariamente numa verdadeira guerra com saldo anual superior a 1 milhão de acidentes, 350 mil feridos, 50 mil mortos e mais de R$10 bilhões em perdas materiais. Das 50 mil mortes, 35 mil, ou seja, 70% estão relacionadas diretamente ao álcool e às drogas. Em dez anos esta relação saltou de 50% para 70%! Assustador, não?

No mundo são 1,2 milhões de mortes por ano; ou seja, 2 mortes por minuto! Segundo a OMS, se mantida a tendência de crescimento dos últimos anos, em 2020 as mortes e lesões incapacitantes ocasionadas pelos acidentes de trânsito crescerão 60% e se tornarão a terceira causa de mortalidade e traumatismos, ficando à frente de outros problemas de saúde como a malária, tuberculose e a AIDS.

O pensamento de que “fazer seguro do veículo” compra a total tranquilidade não reflete a realidade, pois nos acidentes de trânsito os custos indiretos chegam a três vezes os diretos. E o choque emocional pela perda de vidas?  E a desestruturação de famílias que perderam sua âncora econômica?  E as mutilações permanentes?

O trânsito é mesmo uma guerra! Você não vai querer fazer parte destas estatísticas assustadoras, não é?

Procure conhecer e aplicar as posturas e técnicas para a prática da direção segura e econômica. Conhecê-las não é suficiente. É preciso aplicá-las no seu dia a dia.

Dirija com segurança e economia ajustando o seu modo de dirigir de forma a realizar cada percurso sem acidentes, sem infrações, sem abusos e sem faltar com a devida cortesia, apesar das ações incorretas dos outros, das condições ao seu redor, respeitando inclusive os limites técnicos do veículo.

Somente assim você criará condições para desenvolver uma consciência segura e contribuir para a melhoria da qualidade do trânsito, economizando tempo, dinheiro e principalmente VIDAS!

Luiz Roberto M. C. Cotti

Idealizador e gestor do Projeto Sobrevivência no Trânsito

[email protected]

Compartilhe

Comente

Leia também