O perigo real da falta de cuidado com os freios

 

A má utilização dos freios pode causar mais problemas do que se pode imaginar. Assim como a falta de manutenção pode levar a corrosão de peças até acidentes graves. O especialista Antonio Cesar Costa dá dicas para a boa conservação de todo o sistema de freios e para a utilização correta dos freios com o carro em andamento e parado, para evitar gastos e situações de perigo. Confira:

Má utilização e falta de manutenção dos freios pode levar à acidentes graves

Use o sistema de freio sempre junto com o freio motor

Ao frear o carro, certifique-se de que ele esteja engrenado. Dessa forma, os freios dividem com o motor a função de parar o veículo.

Mantenha distância

Manter a distância correta do carro que está à sua frente e não deixar para frear muito em cima ajuda a reduzir o desgaste das peças.

Utilize produtos de qualidade na manutenção

Usar um fluido de freio contaminado, por exemplo, pode também provocar corrosão interna de peças.

Dobre o cuidado com pista molhada

Principalmente nas primeiras chuvas, quando a umidade se mistura com a poeira e forma uma espécie de limo nas tuas, é preciso redobrar os cuidados. Nessa situação o correto é evitar freadas bruscas que podem travar as rodas. Nos veículos com ABS, esse problema é controlado e pneus em bom estado também contribuem para uma freada mais segura.

Troque as peças na hora certa

Em média, a cada 15.000 Km deve-se fazer uma revisão do sistema de freios. Isso inclui a parte dianteira, traseira e até o fluido de freio.

É possível completar a quantidade do fluido de freio?

O fluido de freio não necessita ser completado. Deve-se sim trocá-lo a cada 15.000 Km, em razão de sua contaminação com a umidade existente no ar, que interfere em algumas características do fluido. Caso perceba-se que o nível do fluido de freio baixou no reservatório, é preciso procurar imediatamente um mecânico, pois com certeza existe algum vazamento no sistema.

Qual é a correta utilização do freio de mão?

É aconselhável sempre que o veículo estiver parado, em um cruzamento ou em um farol, onde o tempo de parada for  mais longo, usar o freio de mão. Com o carro parado em aclives, não se deve segurar o carro no pedal da embreagem, pois isso desgasta a mesma. Deve-se então usar o freio de mão.
Ao estacionar o veículo, principalmente em declives, deve-se, além do freio de mão, deixar o carro engatado para maior segurança.
Ao finalizar, Antonio Cesar aponta: “a melhor dica é sempre a revisão preventiva, que pode garantir um perfeito funcionamento não só do sistema de freios, mas do veículo como um todo, e, consequentemente, mais segurança para o motorista”.

Compartilhe

Comente

Leia também