O pedestre e o trânsito

Todos nós somos pedestres no TRÂNSITO.

Quando deixamos nossos veículos e nos dirigimos aos nossos destinos finais, sempre precisamos caminhar por algum espaço.

Por isso, é importante lembrarmos que quando estamos trafegando pelas ruas da cidade, devemos redobrar a atenção e colaborarmos com aqueles que estão transitando a pé.

O condutor sempre deve dar preferência aos pedestres que já estejam atravessando a via, ou tenham demonstrado essa intenção, parando seu veículo com precaução e segurança

O pedestre está sempre exposto a inúmeros riscos, desde as calçadas, muitas vezes mal cuidadas e cheias de armadilhas, até o desrespeito constante por parte dos condutores, que em sua grande maioria, simplesmente ignoram a sua presença, atravessando nas faixas a ele destinadas, ou estacionando seus veículos sobre os passeios públicos, obrigando, desta forma, que o mesmo transite pelo leito viário.

O condutor sempre deve dar preferência aos pedestres que já estejam atravessando a via, ou tenham demonstrado essa intenção, parando seu veículo com precaução e segurança.

Muitas vezes, o pedestre provoca as situações de risco, pois também não procura os locais apropriados para efetuar a travessia das ruas e avenidas.

Por isso, é importante uma grande reflexão sobre o assunto, para que juntos, pedestres e motoristas, possam conviver e fazer um trânsito cidadão.

Respeitar a sinalização é dever de todos, condutores e pedestres, e assim estaremos protegendo e salvando VIDAS.

Samuel Nunes

Consultor, agente e instrutor de trânsito

Compartilhe

Comente

Leia também