O louco do bando: 1952 – Um ano de ouro

O bicampeonato paulista conquistado com extrema facilidade com 25 vitórias em 30 jogos, também colocou na galeria dos artilheiros paulista o atacante Baltazar que marcou 27 gols. Vale lembrar que esse paulista só terminou em janeiro de 1953, mais exatamente no dia 27, no Pacaembu, com uma categórica vitória de 3×1 sobre o nosso maior rival, o Palmeiras, com direito a gol de letra do irreverente ponta Luizinho.

O ano de 1952 marcou a primeira excursão do time a Europa onde disputou 16 partidas perdendo penas uma na partida inaugural para o Besiktas da Turquia, o Timão teve a honra de fazer o jogo inaugural do estádio Olimpico de Helsinque, na Finlandia, local onde seriam disputadas as Olimpadas daquele ano.

Um dos fatos marcantes daquele longínquo e vitorioso 1952, aconteceu extra campo quando o avião que levava a delegação para o jogo contra o Radium de Mocóca no interior do estado de São Paulo, não encontrou o aeroporto da cidade e antes de voltar a capital sobrevoou a região por quase quatro horas. Como resultado, vários jogadores passaram mal e a partida só foi realizada dois meses depois com vitória do Corinthians por 4×2.

O incidente provocou reação da imprensa, e um jornal Paulista publicou uma charge com piloto do avião com a cabeça pra fora da cabine perguntando a um pássaro que passava: ”Por favor para que lado fica Mocóca?”.

Na próxima semana continuaremos a falar de 1952 que foi realmente um ano de ouro para o esquadrão alvinegro.

Por Enéas

Compartilhe

Comente

Leia também