Alimento saudável que cura: Figo

A ingestão de figo pode ajudar a prevenir problemas como doenças cardiovasculares, tensão pré-menstrual e hemorroidas.

O figo é especialmente rico em minerais, fibras e polifenóis, compostos que neutralizam os radicais livres.

O que você encontra

ESTERÓIS VEGETAIS, podem reduzir os níveis do LDL-colesterol (“mau”) e os riscos de doenças cardíacas.

FIBRA, a fibra insolúvel pode ajudar a prevenir a prisão de ventre, diverticulose e hemorroidas.  A pectina, uma fibra solúvel encontrada no figo, pode ajudar a reduzir os níveis do colesterol no sangue.

FICINA, uma enzima própria do figo, ficina tem propriedades laxantes suaves que ajudam a aliviar a prisão de ventre e garantir o bom funcionamento intestinal.

POLIFENÓIS, de acordo com algumas pesquisas, os figos secos têm até 50 vezes mais polifenóis do que a maioria dos legumes, verduras e frutas consumidos em geral.  Os polifenóis neutralizam os radicais livres e ajudam a prevenir doenças crônicas.

POTÁSSIO, uma alimentação rica nesse mineral pode ajudar a diminuir a pressão arterial e o risco de infartos e AVC (derrame cerebral).

VITAMINA B6, pode melhorar a saúde cardiovascular e controlar a tensão pré-menstrual (TPM).   O figo fresco, em particular, é uma ótima fonte: uma porção (4 figos) contém 0,2mg de vitamina B6, o que representa 11% da dose diária recomendada.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

O figo fresco apodrece muito rapidamente, devendo ser consumido até uma semana depois de colhido.  Já o figo seco dura bastante.

DICAS DE SAÚDE

Dentre as frutas mais consumidas, o figo é a que contém o mais alto teor mineral, fornecendo significativas doses de minerais que fortalecem os ossos, melhoram o sangue e protegem o sistema cárdico – cálcio, ferro, magnésio, manganês e potássio – em quantidades que variam de 10% a 15% da dose diária recomendada por porção.

Compartilhe

Comente

Leia também