Alimento saudável que cura: Romã

Exótica e milenar, a romã é rica em propriedades medicinais.

Um verdadeiro antibiótico natural, a romã retarda o envelhecimento e previne contra a rigidez das artérias.

O que você encontra

ÁCIDO ELÁGICO, encontrado em granes quantidades na romã, o ácido elágico pode atuar com outros antioxidantes na proteção do organismo contra toxinas ambientais.

ANTOCIANINAS, ao proteger contra os danos causados pelos radicais livres, esses pigmentos podem ajudar a prevenir o câncer e as doenças cárdicas.  Evidências sugerem que as antocianinas fortalecem os vasos capilares, evitando hemorroidas e varizes.  Algumas pesquisas demonstraram que o suco de romã tem atividade antioxidante maior do que a do vinho tinto ou do chá verde, e a antocianina é responsável por boa parte do poder antioxidante da romã.

CATEQUINA, fitoquímicos que podem defender o organismo do câncer, de doenças cárdicas e agentes infecciosos ao proteger as células contra radicais livres.

FIBRA, as fibras solúveis presentes na romã ajudam a aliviar a prisão de ventre, saciar a fome e reduzi o colesterol.

MANGANÊS, a romã contém grandes quantidades desse mineral essencial para fortalecer os dentes e os ossos.  (Uma romã contém 0,9mg ou 44% da dose diária recomendada.)

POSTÁSSIO, associado à redução da pressão arterial, o potássio pode também reduzir os riscos de doenças cardíacas, desenvolvimento de cálculos renais e AVC (derrame cerebral).  Uma romã contem até 399 mg de potássio ou 11% da dose diária recomendada.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

Você pode comer as sementes da romã (a casca não é comestível) ou esmagá-las, e coá-las para   extrair o suco.

DICAS DE SAÚDE

Estudos indicam que beber apenas ¼ de xícara de suco de romã por dia pode melhorar a saúde cardiovascular ao reduzir significativamente a oxidação do LDL- colesterol (“mau).

Compartilhe

Comente

Leia também