O louco do bando: 1930 – Mais um Bicampeonato

Em 1930 o Corinthians teve uma zaga e um goleiro que fizeram história. Pronunciados sempre juntos o goleiro Tuffy, e os zagueiros Grané e Del Debio, formaram o famoso trio final desse time inesquecível que nessa década conquistou seis dos dez campeonatos paulistas. Foi nesse ano de copa do mundo, que as partidas passaram a ser jogadas em dois tempos de 45 minutos.

Campeão dos Campeões

Hoje a expressão faz parte do nosso hino mas surgiu de um desafio entre o timão, campeão paulista e o Vasco, campeão carioca. No primeiro jogo em São Paulo em 16/02/1930 vencemos fácil por 4×2, porém no jogo da volta o Vasco vencia por 2×0 até 27 minutos do segundo tempo, quanto viramos o jogo para 3×2 em pleno estádio de São Januário. Ao vencer o desafio o Corinthians ganhou o título Honorário de campeão dos campeões do Brasil.

1931 – Debandada Geral

Nesse ano o time da Lazio da Itália decidiu formar um time quase só de brasileiros que ficou conhecido como Brasilazio. O Corinthians se viu desfalcado de suas melhores estrelas, o zagueiro Del Debio, e dos atacantes Filó e Rato, amargando um sexto lugar no campeonato paulista.

1932 – Ano da Revolução Constitucionalista

Nesse ano o campeonato paulista teve que ser interrompido e quando retornou foi disputado em um só turno, vencido pelo palestra.

1933 – O fundo do poço

Nunca o Corinthians havia enfrentado um ano tão difícil, que foi o primeiro ano do futebol profissional no Brasil. Acabamos em quarto lugar entre apenas oito candidatos ao título e sofremos as piores goleadas da história para nossos rivais: perdemos por 6×1 para o São Paulo, 6×0 para o Santos e 5×1 e 8×0 para o Palestra.

1934 – Recuperando o prestígio

Não foi nada espetaculoso, mas quarto lugar no paulista e a contratação de dois grande jogadores, o goleiro Jaguaré e o atacante Teleco que viria a ser um dos maiores ídolos da torcida corinthiana. Em 1934 o time consolidou-se e preparou-se para voltar a brilhar no cenário esportivo nacional.

Compartilhe

Comente

Leia também