Maioria dos caminhoneiros dirige mais de 13 horas sem intervalo para descanso

Pesquisa do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) apontou dados preocupantes: mais de 70% dos caminhoneiros brasileiros dirigem acima de 13 horas seguidas sem intervalo para descanso. Outros 30% conduzem o caminhão por mais de 16 horas sem intervalo. O levantamento também constatou que uma parte dos condutores chega a viajar mais de 24 horas com apenas 15 minutos de intervalo.

Pesquisa do Denatran também mostrou que 30% dos caminhoneiros dirigem por mais de 16 horas sem intervalo

Os números que foram coletados durante verificação nos tacógrafos dos motoristas de caminhão revelam que esses trabalhadores, na maioria dos casos, dirigem horas a fio sem descanso. O que prejudica os reflexos e as condições de direção, aumentando os riscos de acidente.

A polícia não pode autuar nesses casos; só podem aplicar multa se o tacógrafo estiver quebrado ou desligado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ela não tem autonomia quanto ao tempo que o motorista está trabalhando, cabendo isso ao Ministério do Trabalho.

Tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que daria autonomia a PRF para autuar os motoristas que dirigissem sem hora de descanso.

Compartilhe

Comente

Leia também