Jornalismo, a arte de mudar o mundo

“Jornalismo é publicar algo que alguém não quer que seja publicado. Todo o resto é publicidade.” A frase de George Orwell define exatamente o que é essa nobre arte, a de informar a comunidade sobre os fatos ocorridos no dia a dia.

Afinal de contas, desde o famoso Watergate, que derrubou o então presidente dos Estados Unidos, o democrata Richard Nixon, acusado de usar dinheiro não declarado para espionar adversários do partido rival, o Republicano, e assim triunfar na campanha para sua reeleição, em 1972. Acuado após as investigações dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, do Washington Post, renunciou.

No Brasil, tivemos os similares Collorgate (que derrubou o então presidente e atual senador Fernando Collor de Mello em 1992) e os mais recentes da “família do ão”, o Petrolão, Mensalão e Trensalão, entre outros. Em comum, a fundamental participação da Imprensa como pilar das investigações e porta-voz das denúncias.

O lado mais apaixonante desta profissão – e isso independe do tão falado diploma obrigatório – e saber que, com o poder da máquina de datilografar (ou do teclado nos dias atuais) é possível mudar o mundo. Talvez não com a extensão do já citado Watergate, claro, mas um pouco de cada vez.

Nós, do Mais Notícias, fazemos nossa parte. Há alguns anos, por exemplo, depois de uma reportagem divulgada nestas páginas, os moradores da Vila São João, em Rio Grande da Serra, que há anos aguardavam por melhorias, finalmente puderam entrar e sair de casa de forma mais digna, com a realização da pavimentação. Nestas mesmas páginas, no final de 2012, foi publicado o que pode ser chamado de maior vexame da história política de Ribeirão Pires, quando o grupo que apoiou o ex-candidato a prefeito Dedé da Folha relatou em carta aberta a traição sofrida após ele retirar o processo movido contra o vencedor daquele pleito, o atual prefeito Saulo Benevides, sem a concordância dos pares.

Por estas 670 edições, já se passaram incontáveis histórias redigidas por alguns dos maiores profissionais de imprensa que atuaram nesta cidade. Mas nada disso aconteceria se não fosse a confiança que você, caro leitor, deposita neste humilde veículo. Por isso, nos honra muito ser uma pequena parte desta vasta história. Parabéns aos jornalistas de todo o Brasil!

Destaque: Por estas 670 edições, já se passaram incontáveis histórias redigidas por alguns dos maiores profissionais de imprensa que atuaram nesta cidade.

 

 

Compartilhe

Comente

Leia também