Êxodo turístico

“Na última gestão, Ribeirão Pires ficou totalmente à mercê do desprezo à cidade, sobretudo ao turismo”

No dicionário, o significado da palavra êxodo é “o nome dado para a saída de um grupo de pessoas ou toda uma nação de uma região para outra”. É uma palavra que aparece como nome de capítulo na Bíblia e nos remete à escola, quando aprendíamos sobre o êxodo rural. Há ainda um terceiro exemplo de êxodo: O turístico. Sim, ele existe.
Algumas cidades ao redor do Brasil enfrentaram – e ainda enfrentam – tais dificuldades, seja por má gestão, seja por causas naturais ou demais problemas, são capazes de ajudar a um município, ao passo que afasta os turistas da cidade que sofre o êxodo.
Vivemos algo assim na região. Na última gestão, Ribeirão Pires ficou totalmente a mercê do desprezo à cidade, sobretudo ao turismo. Todos, absolutamente todos os pontos turísticos municipais estavam abandonados, cheios de mato, pichações, utilizados para drogadição e práticas libidinosas.
A falta de preparo para lidar com tal Pasta – o que se soma a irregularidade nas verbas concedidas pelo DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) – fez com que a cidade começasse a viver tal êxodo. Tanto é que não era mais possível afirmar que Ribeirão Pires era Estância de fato. Principalmente com a chegada do “rebaixamento” das Estâncias, o que se via era risco iminente de queda.
Dessa forma, municípios, como Rio Grande da Serra, que pleiteiam ser um MIT (Município de Interesse Turístico) ganham esperança para “roubaram” o posto e “subir” para a “divisão principal” do turismo. Mas, com a troca de comando em 2017, “o time voltou a ganhar”. A grande revitalização que vem sendo realizada nos pontos turísticos da cidade, aliada à criação de novos locais, fortaleceram o espírito e a identidade turística de Ribeirão Pires.
As verbas têm sido recuperadas e o abandono no qual a cidade foi deixada pelos antigos gestores municipais e estaduais (pois estes têm a obrigação de seguir com o desenvolvimento das Estâncias) é visão que tem ficado cada vez mais distante. A bem da verdade, o retorno de turistas ao município já nos permite dizer que Ribeirão Pires já está saindo do êxodo turístico.

Compartilhe

Comente

Leia também