Em oito estados, trânsito mata mais que violência, aponta pesquisa do IBGE

A pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) 2010, divulgada no último dia 1º pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que os acidentes de trânsito mataram mais do que os homicídios em oito Estados do país: Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Roraima, Tocantins, Piauí e Mato Grosso. Os dados são referentes a 2007 e os coeficientes representam amostra por cada 100 mil habitantes.

Santa Catarina possui o menor índice de mortalidade por homicídio do Brasil (10,4), mas é o segundo com a maior taxa de mortalidade por acidente de transporte, com 32,7 por 100 mil habitantes. O único Estado com taxa superior é Roraima, com 33,7. O indicador do IBGE abrange mortes em acidentes de transportes terrestres, aquáticos e aéreos, independentemente se ocorridos em via pública ou não.

Fazendo um comparativo com regiões, a Sul é a única no qual o número de mortes por acidente de transporte supera o de homicídios: 26,2 e 21,4, respectivamente.

A pesquisa também mostrou que o número de óbitos femininos causados pelo trânsito ultrapassa as mortes de mulheres por homicídio em todo o país, exceto nos Estados do Espírito Santo, Pernambuco (onde o índice é menor) e Acre (os coeficientes são iguais). Mais uma vez, o Estado catarinense tem números preocupantes: enquanto 2,3 mulheres a cada 100 mil habitantes são vítimas de homicídio, 12,1 morrem no trânsito.

Compartilhe

Comente

Leia também