Destacando-se cada vez mais

Cidade pequena, mas de povo que pensa grande. Cada vez mais Rio Grande da Serra tem se destacado no cenário regional e nacional com o trabalho e a atuação de sua gente.

Quem nunca ouviu falar do simpático grupo de idosos que participam do Boxe da Terceira da Idade? A dedicação e o desempenho dos lutadores e daqueles que conduzem a iniciativa são tão intensas que eles já foram notícia nos mais importantes canais de TV.

Outro exemplo de destaque é o “Fibras da Serra”, um empreendimento 100% sustentável e social. O projeto, desenvolvido junto à comunidade do município com o apoio da Solvay Indupa, empresa do setor petroquímico, tem foco na geração de trabalho e renda, através da produção de arte e artesanato com palha e fibra de bananeira. Artesãos dão forma à esse material e o transforma nas mais variadas belezas, ajudando a girar a economia local, preservando o meio em que vivem e, assim, contribuem mais do que para com eles mesmos: contribuem para a cidade como um todo.

Já um outro grupo decidiu investir no cultivo de uma fruta originária da Mata Atlântica que quase desapareceu por conta do avanço do desmatamento em seu bioma de origem.: o cambuci. No fruto foi enxergada uma possibilidade de trabalho e em 2006, nasceu a Cooperativa dos Produtores de Cambuci e Derivados de Rio Grande da Serra (Cooper Cambucy), uma iniciativa pioneira que passou a estimular também os novos plantios da espécie. O trabalho dos cooperados rendeu à cooperativa a conquista do registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como produtora e engarrafadora de aguardente. Ela ainda integra o Slow Food, movimento que busca resgatar os alimentos tradicionais de uma região. E não para por aí. Agora, a Cooper Cambucy busca o selo de Inspeção Federal, que permitirá a venda formal dos produtos em supermercados, já que hoje a negociação é feita apenas na sede da cooperativa e em feiras.

Esses são só alguns exemplos de pessoas que vem marcando a trajetória de Rio Grande da Serra. Nesse aniversário de 47 anos de emancipação político-administrativa, o Mais Notícias parabeniza não apenas a cidade, mas também o povo riograndense, gente determinada, trabalhadora, povo que faz com que a pequena cidade não pare de crescer.

Compartilhe

Comente

Leia também