Cuidar bem da cidade é responsabilidade de todos

A casa própria é o sonho de dez entre dez pessoas mas, como cuidar bem dela? Alguns dizem que é com cautela, outros dizem que com ousadia, mas é inegável que tudo deve ser feito com o máximo cuidado, não é mesmo?

Não raro, o que se se vê nas ruas de Ribeirão Pires são reclamações. Mato alto, ônibus problemáticos, falta de manutenção são algumas das questões levantadas pelos munícipes. Mas, será que tudo é culpa do governo?

Vamos fazer uma reflexão: o que é sociedade senão a arte de viver em conjunto, de promover o bem comum? Então, partindo deste princípio, todos temos obrigação de trabalhar por uma cidade melhor.

Um exemplo são as calçadas. Mesmo sendo de uso comum, são de responsabilidade dos respectivos donos das casas onde estão instaladas – ou seja, um exemplo do que queremos expor. Fazer queixas ao léu, sem efetivamente agir para que os problemas sejam sanados não é a melhor maneira de que fazer uma cidade melhor. Pelo contrário, alimenta sentimento negativista e vai contra o progresso.

Portanto, é função, melhor dizendo, missão de cada um dos quase 120 mil ribeirãopirenses fazer um pouquinho para ter uma cidade mais agradável. Se o “papa mato” não passou, que tal fazer uma união entre vizinhos para apará-lo? Se a praça está suja, que tal não unir a comunidade para fazer o espaço melhor?

Obviamente que o Estado tem como obrigação fornecer serviços públicos de qualidade e que a manutenção faz parte disso, mas não se pode deixar tudo na mão dos governantes, ainda mais em tempos de população crescendo em ritmo mais intenso do que o planejamento urbano pode prever. Se há falhas, elas devem ser cobradas e corrigidas, mas isso não exime nenhum de nós de participar de forma ativa do futuro da cidade.

Por isso, faça a sua parte. Ajude, nem que seja cuidando só de sua casa. Acredite, você já estará fazendo muito.

Compartilhe

Comente

Leia também