Cuidando do nosso futuro

“é com muita alegria que vemos a cidade de Ribeirão Pires evoluir no Ideb”

Há muito se fala que o Brasil é o país do futuro. Mas, para chegarmos até lá, uma questão é pertinente: como estamos cuidando dos cidadãos que estarão no comando da nação neste tempo que há de chegar?

Em meio a um mar de notícias ruins que dão conta da baixa qualidade de nosso ensino, é com muita alegria que vemos a cidade de Ribeirão Pires evoluir no Ideb (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico), parâmetro adotado pelo MEC (Ministério da Educação) para aferir a quantas anda a alfabetização, fase mais crítica do ensino, já que provêm a base necessária para toda a aquisição de conhecimento futura.

Este índice tem uma importância que não é valorizada adequadamente. Em 2005, ano de sua criação, a média das cidades brasileiras era de 3,8 nos anos iniciais. Hoje, vemos cidades, como Ribeirão Pires, alcançar a nota 7. Para se ter uma ideia, o planejamento inicial para o país considerava uma nota 6 em 2022. Ou seja, 4 anos antes, a cidade conta com uma nota bem superior à meta nacional projetada. De fato, é um resultado muito bom.

Conta para isso os investimentos em educação, a volta da parceria com o Instituto Ayrton Senna e, principalmente, o empenho dos profissionais envolvidos, em especial os professores que, hoje em dia, são deveras desvalorizados. Afinal de contas, não devemos esquecer de que eles são os responsáveis por transmitir o necessário conhecimento aos alunos. E que, se eles não abraçassem o projeto, não teríamos esses resultados tão bons.

Os pais de alunos também devem ser lembrados. A participação da maioria, que é ativa na vida escolar de seus filhos e filhas também e decisiva para um resultado convincente. Ao participar, transmitem confiança e, porque não, conhecimento para que as crianças possam ter um desempenho melhor.

Enfim, uma conquista desta magnitude tem a participação de todos e é fundamental para que tenhamos um mundo melhor. São cidadãos em formação com mais conhecimento, mais bagagem que terão mais capacidade para desenvolver o país. E que, nos próximos anos, tenhamos resultados ainda melhores. Afinal, uma educação de qualidade é a base de uma sociedade melhor.

Compartilhe

Comente

Leia também