Cuidados com ciclistas

Todos os dias, circulando pela cidade, nos deparamos com inúmeros ciclistas. Sabemos também que é muito difícil, na maioria das cidades, a tão sonhada criação de espaços, como ciclovias e ciclofaixas. Por essa razão, é de suma importância que tanto condutores quanto ciclistas, circulem tomando várias precauções, e ambos respeitem o que diz o CTB (Código de Trânsito de Brasileiro).

Os ciclistas devem sempre circular na faixa da direita das vias urbanas ou rurais, sempre que não houver ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos, e no sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

Quando se aproximarem de cruzamentos, devem obedecer todas as regras de passagem, o que normalmente não acontece, pois os mesmos simplesmente ignoram até mesmo a existência da sinalização semafórica, o que os transformam em vítimas constantes de acidentes de trânsito. Da mesma forma, todo condutor, ao ultrapassar um ciclista, deverá guardar uma distância lateral de 1,5 m, e se isto não for possível, deve diminuir a marcha e seguir o ciclista até que haja a condição favorável para ultrapassagem.

Desta forma, certamente teremos um trânsito harmonioso e seguro entre ciclistas e condutores, e sem ACIDENTES.

             Samuel Nunes

 Consultor, agente e instrutor de trânsito

Compartilhe

Comente

Leia também