A Paróquia São José, com suas capelas, movimentos, pastorais e associações, celebrará 100 anos de existência no dia 21 de dezembro deste ano. Ribeirão Pires foi uma das vilas situadas à margem da ferrovia São Paulo/Santos. Os primeiros habitantes da região foram os membros da família Pires, cuja memória ficou vinculada ao nome da cidade.
A partir de 1887 chegaram da Itália cerca de 40 famílias venetas, que receberam do governo do Estado uma gleba de terra para colonizar. A presença dos italianos despertou o interesse dos padres missionários de São Carlos, conhecidos atualmente como “escalabrinianos”, que começaram a oferecer assistência religiosa aos habitantes do lugar, no caso Ribeirão Pires.
A partir de 1898 as visitas dos padres missionários “escalabrinianos”, que vinham do Orfanato Cristóvão Colombo, no Ipiranga, passaram a ser feitas regularmente aos domingos e dias festivos. Em meados de 1893, um grupo de famílias reuniu-se para a construção de uma pequena capela dedicada a São José, que passou a ser o centro do culto católico de Ribeirão Pires.
As atividades do padre Luiz Capra estimularam Dom Duarte, Arcebispo de São Paulo, a erigir a Paróquia de São José, que foi inaugurada no dia 21 de dezembro de 1911.
Comemoração – Juntamente com as festividades dedicadas a São José, no sábado, dia 19, também serão abertas solenemente as comemorações do centenário da Igreja Matriz, com missa solene celebrada por Dom Nelson Westrupp. Ainda dentro das festividades, a comunidade católica poderá assistir a Missa dos Josés, às 8 horas, e procissão de São José, às 16 horas, participando depois da tradicional quermesse e show com Zé Geraldo.