Como proteger menores de abuso e violência

A prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, a Secretaria da Promoção Social e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), publicou e distribuiu em 2010 uma Cartilha que visa prevenir abusos contra menores, tais como: negligência, abandono, violação psicossocial, violência física e violência sexual.

Com base nessa Cartilha estaremos publicando, capítulos que servirão  de orientação aos pais, tutores ou responsáveis.

O QUE É VIOLÊNCIA DOMESTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

É todo ato ou omissão praticada por pais, parentes ou responsáveis contra crianças e/ ou adolescentes, capaz de causar à vítima dor ou dano de natureza física, psicológica e/ ou sexual. Existem vários tipos de violência doméstica contra crianças e adolescentes, a saber: negligência, abandono, violência psicológica, violência física e violência sexual.

NEGLIGÊNCIA

É uma forma de violência caracterizada por ato de omissão do responsável pela criança ou adolescente em prover as necessidades básicas para seu desenvolvimento sadio.  Pode significar omissão, em termos de cuidados diários com alimentação, cuidados médicos, vacinas, roupas adequadas, higiene, educação e/ ou falta de apoio emocional.

ABANDONO

Caracteriza-se pela ausência do responsável pela criança ou adolescente na educação e cuidados da criança.

O abandono parcial é a ausência temporária dos pais, expondo a criança a situações de risco.  O abandono total é o afastamento do grupo familiar, ficando a criança sem habitação, desamparada, exposta a várias formas de perigo.

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA

É um conjunto de atitudes, palavras e ações para envergonhar, censurar e pressionar a criança de modo permanente.  Ocorre quando xingamos, rejeitamos, isolamos, aterrorizamos, exigimos demais das crianças e dos adolescentes, ou mesmo, os utilizamos para atender a necessidades dos adultos.

VIOLÊNCIA FÍSICA

É o uso da força física de forma intencional, não acidental, por um agente agressor adulto (ou mais velho que a criança ou adolescente).  Normalmente esses agentes são os próprios pais ou responsáveis que muitas vezes machucam a criança ou adolescente sem intenção de fazê-lo, podendo causar a morte em casos extremos.

 

Compartilhe

Comente

Leia também