Como evitar danos no automóvel em decorrência das chuvas

Fevereiro já está chegando ao fim e o mês trouxe, e trará até o final, dias de chuva. Em março, mais previsão de águas vindas do céu, para fechar o verão, como diz a música de Tom Jobim.

Especialistas alertam: não enfrente a enchente achando que pode ultrapassá-la

Algumas ações preventivas devem ser tomadas para não danificar o carro com as tempestades. Em caso de enchente, não a enfrente achando que será possível ultrapassá-la. Como os veículos têm comandos elétricos, é muito fácil o carro dar pane. Em caso de estar no congestionamento e a água subir rápido, procure: não deixar de acelerar o carro durante toda travessia; passar em 1ª marcha e devagar (porque a aceleração do carro evita a entrada de água pelo escapamento); evitar marola para que a água não alcance a entrada do filtro de ar, verifique a passagem de caminhões e carros ao seu lado ou em sentido contrário; se o carro ‘morrer’, não tente fazê-lo pegar. Peça ajuda e retire-o do local onde está parado; a altura máxima, para passar numa área alagada, é a metade da roda.

Outras dicas importantes: as palhetas do para-brisa não podem estar ressecadas; a água do esguicho deve ter líquido desengordurante; as luzes das lanternas devem estar em perfeito estado; os pneus não podem estar ‘carecas’; verifique o sistema de freios; desembaçadores traseiro e dianteiro devem estar funcionando; borrachas das portas devem estar em bom estado para vedar a entrada de água; a bateria deve estar bem carregada.

Se você for vítima de alagamento e o seu carro ficou na água, leve o veículo o mais rápido possível para uma oficina, para que seja feita uma verificação detalhada e lavagem interna completa, senão, a perda e a desvalorização serão ainda maiores. Será necessário trocar os óleos do motor, transmissão e diferencial do veículo; limpar a parte externa do radiador; verificar o filtro de ar e água nos faróis; fazer limpeza no sistema de freios e limpeza interna (lavar bancos, carpete e forrações para evitar o mau cheiro).

Compartilhe

Comente

Leia também