Carros antigos: relíquias cercadas de imponência

Por onde passam, eles chamam a atenção pela originalidade e imponência e nos remetem ao passado. Talvez por isso os carros antigos despertem paixões em tantas pessoas. No último fim de semana, os amantes do antigomobilismo se reuniram em Águas de Lindóia, interior de São Paulo, no 16º Encontro Paulista de Autos Antigos, um dos maiores eventos do gênero no Brasil.

O gerente Paulo Mondoni, Camila e Bruna, da Clássicos Caslini, representaram Ribeirão Pires no evento

Tudo começou em 1996, quando alguns colecionadores de carros antigos decidiram tirar de suas garagens, as preciosidades que possuíam. Desde então, o evento tornou-se um dos maiores do gênero no país. Em 2009, foi registrado público recorde: 350 mil pessoas. Em 2010, o Encontro contou com mais de 600 modelos de veículos.

O Mais Notícias esteve lá e viu verdadeiras relíquias: um Mercedes-Benz Stuttgart typ 260 (W11) de 1928 (foram fabricados 6.757 Stuttgart e, hoje, só existem 20 remanescentes e apenas a unidade em questão no Brasil); uma ambulância Bel Air de 1957 com todos os itens originais de fábrica; alguns Corvettes, entre outros.

A cidade de Ribeirão Pires estave representada no evento pela Clássicos Caslini, oficina especializada em restauração de veículos antigos, localizada na Avenida Francisco Monteiro, nº 1651, Vila Moderna. Marcelo Caslini, proprietário da empresa, pensava em um local para manutenção de seus veículos, quando deu início aos trabalhos de restauração, em Santo André, no ano de 2008. Percebendo que o mercado voltado ao antigomobilismo estava carente deste tipo de serviço especializado, Marcelo inaugurou a Clássicos Caslini, em Ribeirão Pires, em novembro do ano passado, com o objetivo de resgatar e preservar o patrimônio histórico automotivo, tão forte na região do Grande ABC, considerada o berço da indústria automobilística nacional.

Galaxie Ambulância, de 1969, foi uma das atrações da Clássicos Caslini

Paulo Rogerio Mondoni, gerente da Clássicos Caslini, marcou presença no evento em Lindóia. Ele conta que a paixão por veículos antigos sempre fez parte de sua vida. “Na minha vida o automóvel antigo sempre esteve presente, pois meus avós e tios sempre foram apaixonados por veículos antigos”, lembra.

No Encontro Paulista de Autos Antigos, a empresa expôs no gramado da Praça Adhemar de Barros, um Ford Speedster (ano 1929); um Mercury Monterey (1954); uma VW Kombi (1959); um Ford Galaxie (1961); um Ford Galaxie 500 Ambulância (1969); um Ford Galaxie LTD Landau Limosine (1973); um Ford Landau (1976) e um Ford Landau Comemorativo de 60 anos da Ford (1979). Todos os automóveis pertencem a Marcelo Caslini.

Já no stand da Clássicos Caslini, estavam expostos carros em demonstração de serviços: um Dodge modelo Charger R/T, ano 1975, para restauro completo, funilaria,  pintura, elétrica, mecânica e tapeçaria; um Sinca modelo Tufão, ano 1966, para pintura completa do veículo e

Exuberância dos veículos expostos encheu os olhos do público

montagem e um Ford Fairlane 500, ano 1957, exposto no fundo do stand como logomarca da empresa. A Clássicos Caslini já participou de outras edições do evento e de vários outros do segmento, como o 1º Encontro de Gigantes, em Serra Negra, o 8º Encontro de Antigos de Boituva, o 11º Encontro de Antigos de Itupeva, entre outros.

Em uma área de seis mil metros, a Clássicos Caslini oferece desde uma simples revisão de mecânica, até um grande restauro como funilaria e modelação de peças danificadas, além de pintura geral do veículo, elétrica completa e tapeçaria com todos os acabamentos faltantes nos mesmos, sendo feito antes um levantamento histórico do veículo em questão.

Ao contrário do que se imagina, o trabalho de restauração demanda mais trabalho em carros nacionais. “Temos uma grande dificuldade para encontrar peças para os mesmos. Muitas vezes, temos que fabricar até mesmo os acabamentos”, fala Paulo.

Uma coisa é certa: veículos antigos só no ano, pois eles saem de lá novinhos em folha, prontos para chamarem a atenção por onde passarem.

Confira a galeria de fotos.

Compartilhe

Comente

Leia também