Antigomobilismo: um diferencial no estilo de vida

Ubirajara Cobra Kaiser Leite, o Bira, de Ribeirão Pires, é um aficionado por carros antigos. Em sua garagem possui dois: um Ford Galaxie Landau 1972, motor V-8, 4.8, o qual ele usa com frequência; e uma Station Wagon Oldsmobile Custom Cruiser 1972, Motor V-8, 7.5, “pelo que sei, a única do Brasil”, ressalta ele.

Bira em meio à suas duas relíquias

Ele conta como surgiu a paixão pelo antigomobilismo. “Quando mais jovem, tinha contato com veículos de uma geração anterior. Vivi a época dos carrões, antes da crise do petróleo. Vi montar os Dodge, na Chrysler, onde trabalhei em controle de qualidade. Então, tudo a ver”.

Gostar de carros antigos quando na contramão estão pessoas querendo adquirir o último modelo lançado pelas montadoras, é um diferencial no estilo de vida. “As vezes perguntam se é difícil de abastecer; digo não, a boca do tanque é larga. Perguntam se é à gás; digo: oito bocas a gás, só fogão industrial. Perguntam se sou sócio da Petrobrás. Digo não, e tem mais, no porta-malas, não carrego o carnê da financiadora”.

Bira fala que assim como o evento promovido em Águas de Lindóia, a região do Grande ABC também possui diversos encontros voltados aos amantes de carros antigos, mas falta divulgação. “Temos vários encontros no ABC, porém, pouco divulgados pela imprensa, ou pior: quando divulgados, vêm com a frase célebre ‘aconteceu ontem’”.

Compartilhe

Comente

Leia também