Alimento saudável que cura: Verduras folhosas

Couve, acelga, brócolis, folhas de beterraba e mostarda são ricos em vitaminas, minerais, fibras e uma série de fotoquímicos que podem reduzir os ricos de doenças cardíacas, nos olhos e alguns tipos de câncer.

Encontramos BETACAROTENO, as verduras são ricas fontes desses antioxidante, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico do organismo contra os perigosos radicais livres.  A couve é a que possui maiores quantidades, com 5,8 mg por xícara de verdura cozida (isso fornece 72% da dose recomendada).

CÁLCIO, apesar de esse mineral ser encontrado nas verduras, algumas, como a acelga e a beterraba, contém compostos chamados oxalatos, que impedem que o cálcio seja absorvido adequadamente.  Se você tiver tendência à formação de cálculos renais ou gota, evite alimentos ricos em oxalatos.

CLOROFILA, pigmento encontrado nas plantas que pode ajudar a frear a transformação de células saudáveis em células cancerígenas.

FOLATO, verduras cozidas são boa fonte dessa vitamina do complexo B, que ajuda a prevenir problemas congênitos, câncer e doenças cardíacas.  As couves e as folhas de nabo são as mais ricas, com mais de 40% da dose diária recomendada em apenas uma xícara.

INDOL, o indol pode proteger o organismo contra os tipos de câncer de origem hormonal, bloqueando a ação do estrógeno.

ISOTIOCIANATOS, parcialmente responsáveis pelo sabor de certas verduras, esses fitoquímicos protegem contra os tipos de câncer hormonal também.

LUTEÍNA E ZEAXANTINA, carotenóides associados à prevenção da degeneração macular.  As couves são uma excelente fonte desses fotoquímicos.

SULFORAFANO, fitoquímico que pode ajudar a evitar que os carcinógenos formem câncer.

VITAMINA K, encontrada em grande quantidade nessas verduras, essa vitamina é importante para os ossos e, anticoagulante, pode interferir na ação de medicamentos para afinar o sangue.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

Para melhorar a absorção do betacaroteno nas verduras, cozinhe-as em pequenas quantidades de azeite de oliva.  Se cozinhá-las na água, o que reduz os níveis de folato, aproveite na receita a [agua do cozimento.

Compartilhe

Comente

Leia também