Alimento saudável que cura: Uvas

As uvas contém fitoquímicos que podem reduzir os risco de doenças cardíacas, câncer e derrame cerebral.  Estudos indicam que o vinho tinto, o suco de uva e as passas também são ricos em compostos salutares.

O que você encontra

ÁCIDO ELÁGICO, este ácido encontrado na uva (e em outras frutas silvestres) pode proteger os pulmões das toxinas ambientais.

ANTOCIANINA, estudos de laboratório sugerem que estes pigmentos encontrados em uvas roxas e vermelhas podem impedir o crescimento de células tumorais.

FLAVONÓIDES, a uva contém altos níveis destes pigmentos antioxidantes, bons para o coração, que tem a capacidade de evitar a coagulação do sangue.  O suco de uma roxa e de uvas vermelhas são ricos em flavonóides, que evitam que o LDL – colesterol (“mau”) ataque as paredes arteriais e forme obstruções que acarretem infartos.

PECTINA, esta fibra solúvel pode ajudar a reduzir o LDL – colesterol.

QUERCETINA, um flavonóide que pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de câncer, a quercetina também pode reduzir a coagulação nos vasos sanguíneos e aliviar alguns problemas respiratórios.

RESVERATROL, este fitoquímico, encontrado na casca da uva, pode ajudar a combater o câncer, destruindo as células cancerígenas.  Também é capaz de reduzir o colesterol e ajudar a evitar derrames.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

Para aproveitar ao máximo os benefícios da uva, dê preferência às roxas e vermelhas, que parecem conter as maiores concentrações de compostos saudáveis.

DICAS DE SAÚDE

Acredita-se que os flavonóides encontrados no vinho tinto podem proteger o organismo dos danos causados às artérias.  Benefícios idênticos podem ser obtidos pelo suco de uva não fermentados: estudos recentes demonstraram que o consumo de 300 a 360 ml de suco de uva roxa por dia pode reduzir substancialmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas.

Compartilhe

Comente

Leia também