Alimento saudável que cura: Tomate

Use e abuse dos tomates, pois seus nutrientes atuam juntos na proteção do organismo contra câncer de pele. São uma fonte abundante de fitoquímicos.

Encontramos no tomate – Ácido Clorogênico, encontrado em grande quantidade em tomates recém- colhidos, pode proteger o organismo contra o câncer ao inibir toxinas ambientais como a nitrosamina, presente na fumaça do cigarro.

Ácido Ferúlico e Caféico – Substâncias químicas anticancerígenas que podem ajudar a melhorar a produção de enzimas que combatem o câncer.

Betacaroteno – Pigmento bioativo que pode ajudar a prevenir a acne, alguns cânceres (estômago, pâncreas) e perda de visão.

Licopeno – Abundante nos tomates, esse pigmento pode ser um antioxidante mais potente que o betacaroteno, prevenindo os danos causados às células que acarretam infarto e câncer.  Um estudo revelou que homens que consomem alimentos ricos em licopeno reduzem pela metade os riscos de infarto do miocárdio. Outros estudos indicam que o licopeno pode prevenir o câncer de próstata.  O suco de tomate, em especial, é fonte concentrada de licopeno.

Luteína e Zeaxantina – Carotenóides encontrados no tomate que se unem para prevenir a perda de visão e possivelmente o câncer.

Vitamina C – Presente na substância gelatinosa que envolve as sementes do tomate, a vitamina C ajuda a evitar doenças cardíacas, infecções respiratórias, câncer de pele e perda da visão.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

O licopeno é mais bem absorvido em formas concentradas de tomate, como extrato, suco, molho, sopa e ketchup.  O calor e o óleo facilitam a absorção do licopeno e do betacaroteno, apesar de parte da vitamina C se perder.

Dicas de Saúde

Durante seis anos, um estudo realizado com 48.000 homens constatou que aqueles que consumiam 10 ou mais porções (1 xícara por porção) por semana de produtos de tomate tiveram uma redução de 45% no risco de câncer de próstata.

Compartilhe

Comente

Leia também