Alimento saudável que cura: Temperos

AÇAFRÃO – um dos temperos mais caros do mundo. O açafrão possui um sabor único, delicado e difícil de comparar.   Use em pequenas quantidades, pois seu aroma é muito intenso.

O que você encontra

Estudos de laboratório sugerem que o açafrão pode ser um elemento importante para a saúde, devido à substância crocetina e aos carotenóides, compostos que podem combater o câncer e as doenças cardíacas.

Na alimentação pode ser usada em sopas, ensopados e caldos, massa fresca, massa de pão e de pizza, molhos brancos. Combina bem com arroz, peixe, frutos do mar e frango.

CANELA –extraída da parte do tronco da caneleira, é um tempero doce e aromático muito usado em alimentos assados e doces.

A canela tem propriedade antibacterianas e antimicrobianas, além de reduzir o desconforto causado pela azia.  O cinamaldeído da canela pode eliminar bactérias como H. pylori, causadoras das úlceras.

Na alimentação pode ser usada em molhos picantes, caldos e sopa; molho de tomate; carne marinada; massa de panqueca e waffle e chocolate quente.

COENTRO (semente) – a semente de coentro possui um sabor cítrico suave.  É usado no pó de curry e como tempero de picles.

Encontramos na semente de coentro – LIMONENO, flavonóide que ajuda a combater o câncer.  Pode aliviar cólicas, além de destruir bactérias e fungos.  O chá com sementes de coentro é ótimo analgésico e anti-inflamatório.

Na alimentação use em: molhos de iogurte ou creme de leite, caldos e sopas; e marinadas. Combina com peixes e aves.

COMINHO – muito usado nas cozinhas mexicana e indiana, é encontrado inteiro ou moído.

O cominho é capaz de eliminar micróbios e bactérias, encontrados nos alimentos, como E.coli, pode atuar na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos.  É um tempero rico em zinco.

Na alimentação use em: caldos, sopas e molhos apimentados; massa.  Combina bem com milho, repolho, cenoura, cebola, lentilha, feijão e batata.

Compartilhe

Comente

Leia também