Alimento saudável que cura – Temperos II

Cravo

Tempero forte e aromático, é o botão de flor seco do craveiro, encontrado inteiro ou moído.

O cravo pode combater bactérias com E.coli, causadoras de intoxicação alimentar. O eugenol encontrado no cravo pode prevenir doenças cardíacas ao impedir que o sangue forme muitos coágulos.

Na alimentação use em: molhos condimentados e para churrasco, molho de tomate; ponches de fruta e compotas.  Combina com presunto e outras carnes defumadas.

CÚRCUMA

Condimento que dá ao pó de curry sua cor amarelada intensa, tem sabor delicado.

Acredita-se que a curcumina encontrada na cúrcuma exerce uma série de efeitos benéficos, e suas propriedades antioxidantes podem proteger o organismo contra o câncer e doenças cardíacas.  Pode reduzir o desenvolvimento da catarata.

Na alimentação use em: ensopados, sopas e caldos; molhos condimentados e marinadas; picles e milhos de iogurte.

GENGIBRE

É vendido como raiz fresca, em pó ou em conserva.  Todas as formas são picantes e aromáticas.  Também é encontrada como geleia.

Encontramos o gingerol, o shogaol e o zingibereno encontrados no gengibre possuem propriedades antioxidantes que podem prevenir doenças cardíacas e câncer.  É capaz de reduzir a cinetose, as náuseas e os vômitos, além de ser anti-inflamatório e bactericida.   Na alimentação use em: sidras de abacaxi e maça; bolos e biscoitos; sobremesas de frutas; sopas e caldos.

 

Compartilhe

Comente

Leia também