Ricos em proteínas e com propriedades curativas, os chamados super grãos – amaranto (cereal sem glúten), trigo-sarraceno e quinoa – são nutritivos e cheios de fibras, vitaminas B e fitoquímicos.
Encontramos nos super grãos, ÁCIDO FÍTICOS, fitoquímicos que ajudam a proteger o organismo dos danos causados pelos radicais livres no intestino.
CARBOIDRATOS COMPLEXOS, a amilopectina e a amilose, carboidratos encontrados no trigo-sarraceno, ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.
ESTERÓIS VEGETAIS, ajudam a reduzir bastante o colesterol.
INIBIDORES DA PROTEASE, compostos que combatem o câncer e podem inibir a formação de células cancerígenas.
LIGNANAS, podem ajudar a reduzir o LDL – colesterol (“mau”) e os riscos de câncer de próstata, ovário, colón e mama.
LISINA, a quinoa é boa fonte (0,7g por meia xícara) desse aminoácido essencial que pode ajudar a prevenir e controlar o herpes labial.
MAGNÉSIO, o amaranto e a quinoa são boas fontes de magnésio, muito saudável para o coração. Também podem ajudar a prevenir alergias, asma formação de cálculos renais e a tensão pré-menstrual (TPM).
RUTINA, encontrada no trigo-sarraceno, a rutina pode ajudar a minimizar os riscos de câncer ao eliminar as substâncias cancerígenas, além de evitar que entrem no organismo. Também contribui para a redução de pressão arterial, o fortalecimento dos vasos sanguíneos e a queda do LDL – colesterol.
SAPONINAS, a quinoa é uma fonte especialmente rica nessas substâncias que ajudam a prevenir o câncer e doenças cardíacas.
VITAMINA E, a vitamina E ajuda a prevenir câncer, catarata, doenças cardíacas e degeneração macular. A quinoa é excelente fonte de vitamina E.
MAXIMIZANDO BENEFÍCIOS
Para preservar seus nutrientes, cozinhe os grãos em pouca água até que estejam macios. Cozinhar demais diminui a quantidade de vitamina E.
DICAS DE SAÚDE
Estudos com animais sugerem que a proteína do trigo-sarraceno tem capacidade de reduzir o colesterol comparável à da proteína de soja, sendo possivelmente mais eficaz do que ela.