Alimento saudável que cura: Soja

Rico em fitoestrógenos, os alimentos à base de soja –tofu, edamame, feijão-soja seco, leite de soja, missô e tempeh – contém proteínas vegetais de alta qualidade, fibras solúveis e grande quantidade de fitonutrientes.

Encontramos na soja, ÁCIDO FÍTICO, fotoquímico que pode neutralizar os radicais livres que causam câncer no intestino.

BETA –SITOSTEROL, pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e aliviar os sintomas associados ao crescimento da próstata.

GENISTEÍNA E DAIDZEÍNA, dois fitoestrógenos da isoflavona que podem prevenir a osteoporose ao inibir a perda de cálcio nos ossos e aumentar o conteúdo e a densidade mineral dos ossos.  A genisteína e a daidzeína também ajudam a prevenir doenças cardíacas, câncer de próstata e algumas formas de câncer de mama.  Os alimentos de soja são as mais ricas fontes dessas isoflavonas.

INIBIDORES DA PROTEASE, algumas pesquisas indicam que um inibidor de protease exclusivo da soja, o inibidor Bowman-Birk (BBI), pode diminuir a produção de enzimas nas células cancerígenas e reduzir os tumores intestinais.

LIGNANAS, pesquisas sugerem que esses fitoestrógenos antioxidantes podem prevenir as alterações prejudiciais nas células, que podem levar ao câncer de próstata, cólon e mama.

SAPONINAS, compostos vegetais que possuem propriedades anticancerígenas e cardioprotetoras.  Podem ajudar a elevar os níveis de células imunológicas que combatem o câncer, evitar que os ácidos biliares se tornem agentes cancerosos no cólon e reduzir os níveis de colesterol.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

Para preservar o conteúdo de fitoestrógeno, minimize o tempo de cozimento do tofu e do missô adicionando-os por último no processo de cozimento.

DICAS DE SAÚDE

A ingestão de, no mínimo, 6,25g de soja em cada porção (considerado o consumo diário recomendado de 25g), conjugada a uma alimentação de baixa caloria, pode reduzir os níveis de colesterol alto em alguns indivíduos.

Ferva o edamame (soja ainda verde e na vagem) e em seguida retire os grãos.  Adicione-os a saladas de verduras ou grãos.

Compartilhe

Comente

Leia também