Alimento saudável que cura: Sementes

Ricas em gorduras saudáveis, as sementes de abóbora, gergelim e girassol podem prevenir doenças cardiovasculares, catarata, síndrome de fadiga crônica e degeneração macular.

Encontrado no gergelim ÁCIDO SIRÍNGICO, esse fitoquímico está sendo estudado quanto a seu potencial para trabalhar com outros antioxidantes vegetais das sementes que ajudam a combater os danos causados pelos raios UV nas células da pele.

ÁCIDO GRAXOS ESSECIAIS, as sementes são ricas nesses nutritivos compostos de gordura que melhoram a saúde cardiovascular, a imunidade e a saúde da pele.

COMPOSTOS DE SESAMINA, as sementes do gergelim contém sesamina, sesamolina e pinorresinol, precursores das lignanas (fitoestrógenos com ação benéfica contra o câncer e as doenças cardíacas).

ESTERÓIS VEGETAIS, as sementes de abóbora são ricas nesses compostos, que podem reduzir o colesterol total e o LDL (“mau”) e prevenir o desenvolvimento da hiperplasia prostática benigna (HPB).

MAGNÉSIO, 30g de sementes de abóbora e girassol fornecem mais de ¼ da dose recomendada desse mineral, que pode prevenir a síndrome de fadiga crônica, doença cardíacas e células renais.

SELÊNIO, mineral antioxidante que atua com a vitamina E no combate aos danos causados pelos radicais livres que levam ao câncer, doenças cardíacas e problemas de visão. (30g de sementes de girassol fornecem 17g de selênio, ou 24% da dose diária recomendadas.)

TIAMINA, as sementes de girassol são uma fonte dessa vitamina essencial do complexo B (0,7mg em 30g, ou 43% da dose diária recomendada); a tiamina promove a atividade cerebral, incluindo a memória.

VITAMINA E, sementes são uma das melhores fontes alimentares dessa vitamina antioxidante que pode ajudar a prevenir câncer, catarata, doenças cardíacas, colesterol alto e degeneração macular. (30g de sementes de girassol fornecem 14mg, ou 71% da dose recomendadas.)

ZINCO, as sementes de abóbora e gergelim fornecem generosa quantidades desse mineral vital, que reforça a função imunológica e a saúde reprodutiva.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

Para preservar suas gorduras essenciais e nutrientes (e evitar que fiquem rançosas), refrigere ou congele as sementes em recipientes herméticos.

Compartilhe

Comente

Leia também