Alimento saudável que cura – Repolho

Os repolhos são reis da nutrição, como seus semelhantes, a couve-chinesa e a couve-de-bruxelas.  Ricos em nutrientes e cheios de compostos protetores, podem ajudar a combater o câncer e as doenças cardíacas.

Encontradas no repolho-roxo, a antocianinas, protegem as células dos danos causados pelos radicais livres.

Betacaroteno, a couve-chinesa é rica nesse importante antioxidante e tem mais betacaroteno que os demais repolhos (1 xícara de couve-chinesa cozida contem 2,6mg e o repolho-roxo e o verde contém menos de 0,1mg).  O betacaroteno está associado à redução da incidência de doenças cardíacas e de certos tipos de câncer.

Bociogênicos, o repolho cru contém esses compostos, que podem desacelerar o funcionamento da tiroide.  Consulte seu médico se tiver problemas de tiroide e ingerir muito repolho cru em sua dieta.

Ditioltiona, ajuda a proteger o corpo contra carcinógenos ao aumentar sua reserva de glutationa, que tem propriedades antioxidantes.

Fibra insolúvel, ajuda a aliviar a prisão de ventre.

Folato, acredita-se que reduza a incidência de câncer e doenças congênitas, além de reduzir os riscos de doenças cardíacas.

Indol, considerada uma substância que desativa o estrógeno, que estimula o crescimento de tumores, o Indol pode proteger o organismo do câncer de próstata e de mama.  A couve-de-sabóia é uma fonte especialmente rica em Indol.

Isotiocianato, compostos que ativam as enzimas que impedem que os hormônios estimulem o desenvolvimento de câncer de mama e de próstata.

Sulforafano, isotiocianato que estimula a produção de glutationa, um composto com propriedades antioxidantes.

Vitamina C, as couves-de-bruxelas fornecem quatro vezes mais vitamina C que os repolhos (97mg versus 23mg em uma xícara).  A vitamina C melhora a função imunológica e combate infecções e vírus.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

Para a ingestão de vitamina C, a melhor opção á a couve-de-bruxelas crua.  Ao cozinha-la, faça-o no vapor, no microondas ou refogue-a em alho e óleo para poder conservar ao máximo seus nutrientes.

Compartilhe

Comente

Leia também