Alimento saudável que cura: Pimentões

Pimentões e pimentas-malaguetas adicionam cor e sabor aos pratos e oferecem proteção contra doenças cardíacas, perda de visão e congestão nasal.

Encontramos nos pimentões BETACAROTENO, pigmento antioxidante que pode ajudar a prevenir doenças nos olhos, determinados tipos de câncer e doenças cardíacas. Os pimentões vermelhos são ricos em betacaroteno, fornecendo cerca de 5mg por xícara.

CAPSAICINA, fitoquímico responsável pela ardência da pimenta-malagueta, que pode aliviar a congestão nasal ao aumentar as secreções no nariz e nas vias respiratórias.  Alguns estudos sugerem que a capsaicina também pode desintoxicar os compostos que causam o câncer e promover a morte das células cancerígenas.

CLOROFILA, pesquisas sugerem que esse composto pode evitar que células saudáveis se transformem em células cancerosas.

LUTEÍNA E ZEAXANTINA, uma alimentação rica em luteína e zeaxantina pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, doenças cardíacas, degeneração macular e possivelmente catarata.  Uma xícara de pimentão vermelho fresco picado fornece grandes quantidades de luteína, enquanto os pimentões amarelos são ricos em zeaxantina.

VITAMINA C, as pimentas são excelentes fontes dessa vitamina essencial, que pode reforçar as defesas do organismo contra problemas respiratórios.  A combinação do poder antioxidante do betacaroteno e vitamina C encontrados nos pimentões podem ajudar a prevenir a catarata e a degeneração macular.  Uma xícara de pimentão fresco fornece cerca de 133mg de vitamina C.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

Para aproveitar melhor a vitamina C, coma os pimentões crus.  Para maximizar a absorção de betacaroteno, cozinhe os pimentões até ficarem macios e crocantes e coma com pouco de gordura monoinsaturada, como azeite de oliva.

DICAS DE SAÚDE

Um estudo populacional descobriu que mulheres que consumiam grande quantidade de legumes e verduras, inclusive pimentões, tinham a menor incidência de glioma, um tipo de tumor do cérebro.

 

Compartilhe

Comente

Leia também