Alimento saudável que cura: Peixes gordurosos

Ricos em ácidos graxos ômega-3, salmão, atum, arenque, cavala, sardinha e truta são importantes fontes de proteínas, vitaminas e minerais fundamentais para a saúde do coração.

Comer peixe torna a vida muito mais saudável.

Encontramos nos peixes, ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA-3, dois ácidos graxos ômega-3 encontrados no peixe, o docosa-hexaenóico (DHA) e o eicosapentaenóico (EPA), estão associados à prevenção de asma, depressão, doenças cardíacas, pressão arterial alta, psoríase e artrite reumatoide.

FERRO, a cavala e a sardinha são ricas fontes deste mineral essencial, que fornece oxigênio ao sangue e evita a anemia.

NIACINA, o peixe contém essa vitamina do complexo B, que ajuda a liberar energia dos carboidratos.

PROTEÍNA, sem a gordura saturada prejudicial encontrada nos alimentos ricos em proteína, o peixe é excelente fonte de proteína.

TIROSINA, aminoácido que participa da síntese dos neurotransmissores no cérebro e pode contribuir para a saúde mental.

VITAMINA B6, o peixe é uma ótima fonte dessa vitamina, que ajuda a manter o sistema imunológico equilibrado e a melhorar o humor.

VITAMINA B¹², o salmão, a cavala e o atum são importantes fontes dessa vitamina, necessária para manter a saúde das células.  Também ajuda o sistema nervoso central a funcionar bem.

VITAMINA D, vitamina associada à saúde dos ossos encontrada somente em alguns alimentos; o salmão e a cavala são suas principais fontes.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

É melhor cozinhar o peixe, pois o calor destrói os parasitas e os micro-organismos potencialmente prejudiciais encontrados no peixe cru.  O salmão e a sardinha enlatados, com espinhas, são uma importante fonte de cálcio.

DICAS DE SAÚDE

O consumo de peixe é extremamente benéfico para a saúde cardiovascular.  A ingestão de duas porções de 170g de peixe gorduroso por semana ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas.

Compartilhe

Comente

Leia também