Alimento saudável que cura: Milho

Boa fonte de carboidratos complexos, fibras e tiamina, o milho é excelente alimento com pouca gordura que fornece energia e pode ajudar a combater doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, degeneração macular e obesidade.

Encontramos no milho FIBRA SOLÚVEL, que ajuda a reduzir os níveis do colesterol ao bloquear sua absorção.  Se você quer perder peso, é sempre bom consumir alimentos com grandes concentração de fibras, porque elas aumentam o volume do bolo alimentar, proporcionando sensação de saciedade mais rápida e duradoura.

FOLATO – Descobriu-se que essa vitamina do complexo B previne problemas congênitos no tubo neural de fetos, e algumas pesquisas recentes indicam que também ajuda a reduzir os riscos de doenças cardíacas e câncer. (Uma xícara de grão de milho contém 51 mcg de folato ou 13% da dose diária recomendada).

INIBIDORES DA PROTEASE – Podem ajudar a combater os tumores cancerígenos ao interromper a divisão de proteínas que sinalizam o crescimento descontrolado de células (tumorigênese).

LUTEÍNA E ZEAXANTINA – Carotenoides que ajudam a prevenir determinados problemas nos olhos, como a degeneração macular, uma das principais causas de cegueira em adultos.  O milho é especialmente rico em luteína (uma xícara contém 3 mg).

TIAMINA – Vitamina do complexo B necessária para o organismo converter o alimento em energia; sua deficiência pode levar à fadiga.  Essa substância também é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

Para preservar as vitaminas do complexo B solúveis em água (folato e tiamina), cozinhe o milho no vapor.  Se forem muitas espigas, não cozinhe por mais de 10 minutos na água, para minimizar a perda de nutrientes.

DICAS DE SAÚDE

Um estudo demonstrou que mulheres que ingerem maiores quantidades de luteína alimentar (e zeaxantina) corriam um risco 22% menor de desenvolver catarata, enquanto nos homens o risco era 19% menor.

Compartilhe

Comente

Leia também