Alimento saudável que cura: Melão

De aroma delicado, essas frutas são altamente nutritivas.  Os melões – do melão-cantalupo à melancia – podem ajudar a prevenir a acne, doenças cardiovasculares, determinados tipos de câncer, doenças respiratórias, doenças respiratórias e deficiência de visão.

Encontramos nos melões BETACAROTENO, devido à sua cor laranja, o melão-cantalupo é a melhor fonte desse saudável pigmento que pode proteger contra a acne, alguns tipos de câncer e a perda de visão.

LICOPENO, estudos associam uma alimentação rica em licopeno a um menor risco de doenças cardíacas e câncer, em especial   o câncer de próstata.  Uma xícara de melancia é uma boa fonte desse pigmento antioxidante, que lhe confere sua cor avermelhada.

PECTINA, a fibra solúvel pectina encontrada nos melões (cerca de 0,4g por xícara) ajuda a reduzir os níveis de colesterol.

POTÁSSIO, o melão-cantalupo é importante fonte desse mineral essencial, associado à redução da pressão arterial e da incidência de AVC (derrame cerebral) e doenças cardíacas. (Uma xícara desses melões contém 360 mg ou 12% da dose diária recomendada.

VITAMINA C, antioxidante que fornece ao sistema imunológico e pode ser benéfico em casos de infecções respiratórias.  O melão-cantalupo contém níveis altos dessa substância, com uma média de 50mg por xícara.

ZEAXANTINA, componente vital para a retina, este carotenoide ajuda a proteger o corpo contra a radiação ultravioleta, prevenindo contra a perda de visão.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

Para melhor preservar os nutrientes, compre melões inteiros  (alguns supermercados vendem melão cortado pela metade ou em pedaços), pois alguns nutrientes, em especial a vitamina C, sofrem perda quando expostos ao ar.

DICAS DE SAÚDE

Excelente alternativa para perder peso, essas frutas ricas em nutrientes (e em água), têm cerca de 50 calorias e 0,5g de gordura por xícara e fornecem muita fibra.  São ótimos repositores de energia após exercícios físicos.

Compartilhe

Comente

Leia também