As maçãs são ricas em substâncias benéficas como pectina, vitamina C e diversos fitoquímicos que ajudam a prevenir doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, além de aliviar os sintomas da asma e de alguns alergias.
Encontramos na maçã Ácidos Fenólicos – a maçã contém os ácidos caféico, clorogênico, elágico e ferúlico, que ajudam a combater o câncer.
Antocianinas, pigmentos naturais encontrados em alimentos, têm ação antioxidante que ajuda a combater os carcinógenos. Também podem reduzir os níveis do LDL – colesterol (“mau”) e evitar a formação de coágulos sanguíneos.
Glutationa, antioxidante com ação anticancerígena que aumenta a capacidade do sistema imunológico no combata às infecções.
Pectina, tipo de fibra solúvel que ajuda a reduzir a quantidade de LDL –colesterol, que danifica as artérias, também é útil no controle da diarreia. (Uma única maçã descascada contém cerca de 4 g de fibra alimentar, dos quais quase metade é pectina).
Quercetina, flavonóide que atua na redução do risco do desenvolvimento de câncer, a quercetina também ajuda a evitar a catarata e a reduzir os sintomas causados por doenças respiratórias.
Rutina – a rutina é um flavonóide que, junto à vitamina C, contribui para a manutenção da saúde dos vasos sanguíneos.
MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS
Para aproveitar melhor a vitamina C e a glutationa, coma a maçã crua. Para aproveitar melhor a pectina, é melhor cozinhá-la, uma vez essa substância é liberada quando as paredes celulares da maçã amolecem com o cozimento. Para aproveitar as fibras insolúveis e as antocianinas, coma maçãs com casca. Dica de saúde, estudos relacionaram o consumo de maçã à redução do risco de câncer de pulmão. Pesquisadores isolaram a quercetina, um flavonóide potente, como a possível fonte de ação anticancerígena, além de os ácidos fenólicos e a vitamina C também protegeram os pulmões.