Alimento saudável que cura: Linhaça

As qualidades da linhaça (e do óleo de linhaça) puseram esta semente, cultivada desde 4000 a.C., no universo da nutrição.  Ela está sendo estudada por ajudar na prevenção ou no tratamento de certas doenças.

Encontramos na linhaça ÁCIDO ALFA-LINOLÊNICO (ALA), como nosso organismo não consegue produzir esse ácido graxo essencial, precisamos obtê-lo dos alimentos.

Importante para regular a pressão arterial e a saúde das membranas celulares, o ALA pode ajudar a prevenir doenças cardíacas ao reduzir a produção de substâncias hormonais que levam à coagulação do sangue.  É importante ressaltar que a fibra e as lignanas são perdidas quando a linhaça é processada em óleo.

FIBRA INSOLÚVEL, tipo de fibra que mantem o bom funcionamento do sistema digestivo e ajuda a prevenir a prisão de ventre.

FIBRA SOLÚVEL, a fibra solúvel encontrada na linhaça forma um gel no intestino, ajudando a eliminar as prejudiciais partículas do LDL – colesterol (“mau”).

LIGNANAS, exercem papel fundamental na proteção do organismo contra doenças autoimunes, como lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, doença fibrocística da mama e outros tipos de câncer de fundo hormonal.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

Para aproveitar ao máximo os benefícios da linhaça, moa as sementes.  Se elas não forem bem moídas e trituradas, passarão pelo organismo sem que você aproveite seus benefícios.  Além disso, não esquente o óleo de linhaça, pois isso destrói seu conteúdo de ácido alfa-linolênico, além de deixar um gosto desagradável.

DICAS DE SAÚDE

Ao consumir mais linhaça em sua alimentação, você reduzirá o risco de doenças cardíacas.  Em um estudo recente, homens com histórico de colesterol alto comeram muffins com linhaça ou farelo de trigo por três semanas.  Os que comeram muffins com linhaça apresentaram redução nos níveis de LDL –colesterol, os outros tiveram redução bem menor.

Compartilhe

Comente

Leia também