Alimento saudável que cura: Lentilha

Leguminosa rica em proteína e com pouca gordura, oferece muitos fitoquímicos, folato e enorme quantidade de fibras (mais de um quarto do tipo solúvel, benéfica para o coração).

A lentilha também é rica em ferro e cálcio.

Encontramos nas lentilhas esteróis vegetais de estrutura semelhante ao colesterol, ajudam a reduzir o colesterol no sangue ao combater sua absorção pelo organismo, diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares.

Ferro – A lentilha é uma boa fonte desse mineral, vital para a imunidade, uma gravidez saudável e a prevenção da anemia.

Fibra – A lentilha é rica em fibra insolúvel, que reduz a fome e alivia a prisão de ventre.  A pectina solúvel e a goma encontradas na lentilha ajudam a reduzir o colesterol e estabilizar o açúcar no sangue. (1/2 xícara de lentilha cozida contém um total de 7,8 g de fibra dietética e 1,3 g de fibras solúveis).

Folato – ½ xícara de lentilha cozida fornece quase metade da quantidade diária necessária de folato, essencial para prevenir doenças congênitas, câncer e doenças cardíacas.

Inibidores da Protease – Encontrados na lentilha (e em outras leguminosas), podem inibir o crescimento de tumores ao impedir os processos necessários para sobrevivência das células cancerígenas.

Inibidores da Tirosinocinase –  Atuam com a fibra para estabilizar os níveis de açúcar no sangue.  Estudos sugerem que podem reduzir os níveis de uma substância química do sangue que contribui para as doenças cardiovasculares prematuras em diabéticos.

Isoflavona – Fitoestrógeno que pode diminuir os ricos de doenças cardíacas e controlar os sintomas da perimenopausa e da menopausa.

Saponina –  Pode prevenir doenças cardíacas ao fazer a ligação química do colesterol no sistema digestivo.  Alguns estudos de laboratório sugerem que esses fito nutrientes também podem inibir o câncer ao aumentar o número de células imunes naturais a bloquear as alterações cancerosas nas células.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

Consuma alimentos ricos em vitamina C junto com a lentilha para aumentar a absorção do ferro.  Para preservar o conteúdo da vitamina do complexo B, não cozinhe a lentilha em muita água.  Você pode aproveitar a água do cozimento em outras receitas, como sopas.  A fibra solúvel encontrada na lentilha fica disponível à medida que ela cozinha e a fibra se dissolve (o que também amolece a lentilha.)

 

Compartilhe

Comente

Leia também