Alimento saudável que cura: Laticínios

Ricos em minerais nutritivos, vitaminas e proteínas, os laticínios com pouca gordura (leite, queijo, e iogurte) e os ovos podem ajudar a evitar osteoporose, insônia e dores de cabeça, além de reforçar o sistema imunológico.

Encontramos, nos laticínios CÁLCIO, mineral muito importante para a saúde dos ossos e vital para todas as pessoas de todas as idades.  A ingestão inadequada de cálcio pode resultar em osteoporose, ou seja, redução da massa óssea, acarretando fraturas e deformidades espinhais.

FÓSFORO, fundamental na formação dos ossos e dos dentes, fortalece os músculos e ajuda a atividade metabólica.

LISINA, alguns estudos preliminares sugerem que os alimentos ricos em aminoácidos – como ovos, queijo e leite – podem ajudar a reduzir a intensidade do herpes labial.

POTÁSSIO, mineral associado à redução da pressão arterial e dos riscos de AVC (derrame cerebral).

PROBIÓTICOS, são bactérias benéficas encontradas em iogurtes com cultura ativa e leite com lactobacilos.  Ajudam a melhorar a função imunológica e a evitar e controlar infecções por leveduras.

RIBOFLAVINA, vitamina do complexo B que libera energia, mantém as hemácias saudáveis, ajuda a formar hormônios e a prevenir enxaqueca.

TRIPTOFANO, ao beber um copo de leite morno antes de dormir, você pode evitar a insônia, porque o triptofano, um aminoácido encontrado no leite e em outros laticínios, converte-se em serotonina, que tem ação tranquilizante.  O consumo de alimentos ricos em carboidratos complexos (massa, feijão e arroz) pode ajudar a melhorar a absorção do triptofano.

VITAMINA B¹², os laticínios e ovos são boas fontes dessa vitamina, que é essencial para a função neurológica e a formação de células vermelhas.

VITAMINA D, alguns tipos de leite são enriquecidos com vitamina D, que melhora a absorção do cálcio, ajudando a evitar a osteoporose e fraturas dos ossos.  As gemas de ovo são uma das poucas fontes naturais de vitamina D.  Em geral, os queijos e muitos iogurtes não são enriquecidos com essa importante vitamina.

MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS

Para obter os benefícios dos probióticos encontrados em alguns iogurtes, verifique se eles contém culturas “ativas” ou “vivas”.

Various fresh dairy products on wooden background

Compartilhe

Comente

Leia também