Ricos em minerais nutritivos, vitaminas e proteínas, os laticínios com pouca gordura (leite, queijo, e iogurte) e os ovos podem ajudar a evitar osteoporose, insônia e dores de cabeça, além de reforçar o sistema imunológico.
Encontramos, nos laticínios CÁLCIO, mineral muito importante para a saúde dos ossos e vital para todas as pessoas de todas as idades. A ingestão inadequada de cálcio pode resultar em osteoporose, ou seja, redução da massa óssea, acarretando fraturas e deformidades espinhais.
FÓSFORO, fundamental na formação dos ossos e dos dentes, fortalece os músculos e ajuda a atividade metabólica.
LISINA, alguns estudos preliminares sugerem que os alimentos ricos em aminoácidos – como ovos, queijo e leite – podem ajudar a reduzir a intensidade do herpes labial.
POTÁSSIO, mineral associado à redução da pressão arterial e dos riscos de AVC (derrame cerebral).
PROBIÓTICOS, são bactérias benéficas encontradas em iogurtes com cultura ativa e leite com lactobacilos. Ajudam a melhorar a função imunológica e a evitar e controlar infecções por leveduras.
RIBOFLAVINA, vitamina do complexo B que libera energia, mantém as hemácias saudáveis, ajuda a formar hormônios e a prevenir enxaqueca.
TRIPTOFANO, ao beber um copo de leite morno antes de dormir, você pode evitar a insônia, porque o triptofano, um aminoácido encontrado no leite e em outros laticínios, converte-se em serotonina, que tem ação tranquilizante. O consumo de alimentos ricos em carboidratos complexos (massa, feijão e arroz) pode ajudar a melhorar a absorção do triptofano.
VITAMINA B¹², os laticínios e ovos são boas fontes dessa vitamina, que é essencial para a função neurológica e a formação de células vermelhas.
VITAMINA D, alguns tipos de leite são enriquecidos com vitamina D, que melhora a absorção do cálcio, ajudando a evitar a osteoporose e fraturas dos ossos. As gemas de ovo são uma das poucas fontes naturais de vitamina D. Em geral, os queijos e muitos iogurtes não são enriquecidos com essa importante vitamina.
MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS
Para obter os benefícios dos probióticos encontrados em alguns iogurtes, verifique se eles contém culturas “ativas” ou “vivas”.