O farelo e o germe dos grãos integrais são ricos em fitoquímicos e fibra insolúvel. A cevada, a aveia, o centeio e o trigo são associados a menores riscos de desenvolvimento de câncer cardiovasculares e diabetes.
Encontramos nos grãos integrais, ÁCIDO FÍTICOS, compostos que podem proteger o organismo contra os danos causados pelos radicais livres e tornar lenta a digestão do amido, ajudando assim a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
BETAGLUCANO, alguns especialistas acreditam que cerca de 1 a 1 ½ xícara de mingau de aveia ou farelo de aveia cozido, ambos ricos em betaglucano, uma fibra solúvel, pode ajudar a reduzir o colesterol total em até 5%. A cevada também tem fibra de betaglucano.
CARBOIDRATOS COMPLEXOS, substâncias que podem ser responsáveis pelos resultados de um estudo que indicou que 1 xícara de cavada melhorava a memória em idosos saudáveis. Os carboidratos oligossacarídicos indigeríveis ajudam a prevenir câncer, diabetes e doenças cardiovasculares.
ESTERÓIS VEGETAIS, substâncias que ajudam a reduzir os níveis totais de LDL-colesterol (“mau”) ao limitar sua absorção no intestino.
FLAVONÓDES, antioxidantes encontrados nos grãos, podem ajudar a prevenir câncer, diabetes, doenças cardíacas e perda de visão.
GLÚTEN, proteína encontrada no trigo, na cevada, na aveia e no centeio, o glúten não é recomendado para pessoas com doenças celíaca.
LIGNANAS, substância do tipo estrógeno encontradas nas camadas de farelo e sementes dos grãos, podem reduzir o colesterol e inibir os efeitos prejudiciais do estrógeno, protegendo contra o câncer de mama.
SAPONINA, a aveia é especialmente rica nessa substância, que pode reduzir o colesterol e interferir no crescimento do câncer.
SELÊNIO, a cevada é um excelente fonte desse mineral antioxidante que, junto com a vitamina E, combate os radicais livres. Meia xícara de cevada contém 38mcg de selênio, ou 54% da dose diária recomendada.
VITAMINA E, antioxidante que pode ajudar a prevenir câncer, doenças cardíacas, de pele e perda de visão. A semente de trigo é uma fonte concentrada de vitamina E (1/4 de xícara tem cerca de 25% da dose diária recomendada).
MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS
Cozinhe os grãos em pouca água; cozinhar demais elimina seus nutrientes.