Com alto poder nutricional, as frutas cítricas possuem grande teor de vitamina C, potássio, pectina e fitoquímicos benéficos nos casos de alergia, asma, câncer, catarata, doenças cardíacas, AVC e (derrame cerebral) e resfriados.
Encontramos nas frutas cítricas BETACRIPTOXANTINA, carotenoide encontrado na laranja na tangerina, ajuda a prevenir o câncer de cólon.
FOLATO, vitamina do complexo B fundamental na prevenção de doenças congênitas e no combate a doenças cardíacas.
HESPERIDINA, flavonoide encontrado no zesto (a parte mais fina e colorida da casca das frutas cítricas) das laranjas. A hesperidina tem ação anti-inflamatória e reduz os níveis de colesterol.
LIMONENO, encontramos principalmente nas cascas da lima, do limão e da tangerina, o limoneno ajuda a prevenir o câncer.
NARINGINA, um flavonoide encontrado em grapefruits (toranjas), esse composto pode proteger os pulmões das toxinas ambientais como as da poluição do ar e da fumaça do cigarro.
NOBILETINA, flavonoide encontrado na polpa da laranja que pode ter ação anti-inflamatória.
TANGERETINA, flavonoide encontrado na tangerina e associado, em estudos experimentais, a um menor crescimento de células tumorais.
MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS
Não remova a camada branca e esponjosa entre a casca e a polpa, porque nela (e na polpa) você encontra boas quantidades de fibras e fitoquímicos, em especial os flavonoides.
DICA DE SAÚDE
Os compostos encontrados no suco do grapefruit (toranja) podem aumentar os níveis de certos medicamentos no sangue, acarretando alguns efeitos colaterais perigosos. Se você estiver usando algum tipo de medicação, é prudente perguntar ao médico se deve evitar a ingestão dessa fruta.