Alimento saudável que cura: Feijão

Uma deliciosa e nutritiva fonte de proteína não-animal, o feijão ajuda a reduzir os níveis de LDL – colesterol, estabilizar o nível de açúcar no sangue e controlar o peso.  Também pode evitar defeitos congênitos e o câncer.

Encontramos no feijão CARBOIDRATOS COMPLEXOS, por saciar a fome, o feijão é um alimento perfeito para quem está de dieta e para quem deseja queimar energia de forma lenta e constante.

FIBRA INSOLÚVEL, o feijão é muito rico nesse tipo de fibra (uma xícara de feijão cozido contém cerca de 8g), que ajuda a evitar a prisão de ventre ao facilitar a passagem dos alimentos pelo organismo.

FIBRA SOLÚVEL, importante na redução dos níveis do LDL-colesterol, a fibra solúvel pode diminuir os ricos de doenças cardíacas.  A fibra do feijão exerce importante papel na redução dos níveis glicose no sangue, tornando-o um excelente alimento para diabéticos.

FOLATO, essencial para o desenvolvimento normal dos fetos, o folato também ajuda a reduzir os riscos de doenças cardíacas ao abaixar os níveis de homocisteína, um aminoácido associado ao desenvolvimento desse tipo de problema.

INIBIDORES DA PROTEASE, são objeto de pesquisa pela capacidade de evitar que células normais se tornem cancerígenas.

LIGNANAS, estão sendo estudadas por suas propriedades cardioprotetoras e seus benefícios na prevenção do câncer de mama e da próstata.

SAPONINAS, estes compostos podem evitar a multiplicação de células cancerígenas, além de reduzir os níveis de LDL-colesterol.

MAXIMIZANDIO OS BENEFÍCIOS

Os oligossacarídeos são responsáveis pela formação de gases a partir da ingestão do feijão.  Alguns estudos sugerem que, ao deixar o feijão de molho e dispensar essa água antes de cozinhá-los, você pode eliminar parte desses oligossacarídeos.

DICAS DE SAÚDE

Uma porção de feijão oferece satisfação maior que grande parte dos alimentos.  Seu conteúdo rico em fibras acentua a sensação de saciedade e aumenta os níveis de açúcar no sangue de forma lenta, matando a fome por mais tempo e fornecendo energia constante.

Compartilhe

Comente

Leia também