O espinafre, apesar de não ser rico em ferro, possui grande quantidade de carotenóides, fitoquímicos e vitaminas que protegem contra o câncer, o colesterol alto e a perda da visão.
Encontramos no espinafre – BETACAROTENO, meia xícara de espinafre cozido contém 4,4mg de betacaroteno, o que representa praticamente o suprimento diário recomendado desse antioxidante. O betacaroteno pode ajudar a proteger o organismo contra o câncer e a degeneração macular.
ESTERÓIDES VEGETAIS, alguns pesquisadores acreditam que essas substâncias podem ajudar a prevenir o câncer e o colesterol alto.
FOLATO, duas xícaras de espinafre cru contém 116 mcg de folato, quase 1/3 da dose diária recomendada dessa vitamina que ajuda a prevenir anemia, defeitos congênitos e possivelmente infartos.
LUTEÍNA E ZEAXANTINA, o espinafre é uma rica fonte nesses dois carotenoides, que trabalham juntos para prevenir a degeneração macular e também a catarata e o câncer de colón.
OXALATO, o oxalato inibe a absorção de cálcio e ferro do espinafre. O espinafre e outros alimentos ricos em oxalato não são recomendados para pessoas com gota e certos tipos de cálculos renais.
VITAMINA C, vitamina antioxidante que pode ajudar a evitar a degeneração macular, a osteoartrite e o AVC (derrame cerebral).
MAXIMIZANDO OS BENEFÍCIOS
Para preservar as vitaminas do complexo B (solúveis em água), cozinhe ou refogue o espinafre. Ao cozinha-lo, você ajuda a converter a proteína, a luteína e o betacaroteno em formas de mais fácil absorção.
DICAS DE SAÚDE
A filoquinona é a forma de vitamina K encontrada em grandes quantidades em folhas escuras, como o espinafre. A vitamina K é necessária para a coagulação do sangue e pode exercer papel importante na preservação da saúde dos ossos. No entanto, se você estiver tomando medicamento para “afinar” o sangue, consulte seu médico antes de consumir vegetais ricos em vitamina K. Grandes quantidades dessa vitamina podem interferir na ação anticoagulante da medicação.